PSOL quer convocar ministro Braga Netto por ameaçar eleições de 2022

Sâmia Bomfim diz que são inaceitáveis as ameaças explicitamente golpistas do ministro

23 jul 2021, 15:34 Tempo de leitura: 1 minuto, 10 segundos
PSOL quer convocar ministro Braga Netto por ameaçar eleições de 2022

A bancada do PSOL protocolou ontem (22/07) requerimento de convocação do general Braga Netto, ministro da Defesa, após as notícias divulgadas de que ele ameaçou a realização das eleições de 2022, enviando um recado ao presidente da Câmara, Arthur Lira, caso o voto impresso não seja aprovado na comissão especial.  O PSOL quer que Braga Neto dê explicações no plenário da Câmara.

Segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, Braga Netto avisou a Lira, no dia 8 de julho, que não haveria eleições em 2022 sem voto impresso; ele estava acompanhado dos chefes militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. No mesmo dia, Jair Bolsonaro disse nas redes sociais, que as eleições só aconteceriam “se fossem limpas”, reforçando seu discurso a favor do voto impresso e fazendo novamente denúncias de fraude, sem qualquer prova.

No requerimento, o PSOL destaca que Bolsonaro ataca a segurança das urnas eletrônicas e defende um sistema que visa, obviamente, não trazer qualquer tipo de segurança ao resultado das eleições, mas tumultuar o processo eleitoral e instaurar o caos.

“São inaceitáveis as ameaças explicitamente golpistas de Braga Netto e da cúpula militar. Assim como Jair Bolsonaro, pisoteiam o juramento de proteger e cumprir a Constituição”, disparou Sâmia em suas redes sociais.