Sâmia Bomfim entrevista Glauber Braga, pré-candidato à presidência da República pelo PSOL

O deputado federal teve o lançamento da sua pré-candidatura no dia 10 de maio por meio de um manifesto com mais de mil assinaturas de militantes do partido e outros apoiadores

7 jul 2021, 17:02 Tempo de leitura: 2 minutos, 49 segundos
Sâmia Bomfim entrevista Glauber Braga, pré-candidato à presidência da República pelo PSOL

Em maio de 2021, antes da licença-maternidade, a deputada federal Sâmia Bomfim entrevistou o também deputado federal, Glauber Braga, pré-candidato à Presidência da República pelo PSOL, no poscast “20 minutos com Sâmia”.

A parlamentar iniciou a conversa dizendo que o Brasil precisa de candidaturas radicais, que apresentem um programa de esquerda e que busquem construir a unidade da esquerda em 2022.

Leia aqui os principais trechos do episódio do podcast “20 minutos com Sâmia”

Sâmia: Algumas pessoas disseram que uma candidatura do PSOL dividiria a esquerda. O que você acha disso?

Glauber: Quem trabalha para dividir a esquerda é a direita liberal, fantasiada de centro e que tenta capturar a possibilidade de a gente apresentar o nosso programa, que tem toda a capacidade de conquistar corações e mentes, de fazer o diálogo com a população sobre o enfrentamento ao Bolsonaro e o bolsonarismo. Eu defendo um projeto de unidade de diálogo com a esquerda, com uma plataforma comum e dizendo, de antemão, que não cabe a direita liberal fantasiada de centro. Precisamos dialogar com a parcela da população brasileira que está sofrendo as agruras da política ultraliberal do governo Bolsonaro. Então, seria um erro diluir ou rebaixar o nosso programa e não dialogar com essas pessoas. Vamos apresentar um programa popular, não sectário e radical. Nós não dividimos a esquerda e não aceitamos a divisão e a captura que a direita liberal tenta impor a forças populares da esquerda.

Sâmia: Algumas pessoas estão dizendo que é uma pena a sua pré-candidatura à presidência porque o Brasil perderia um parlamentar como você no Congresso.

Glauber: Fico muito lisonjeado que as pessoas tenham referência no nosso mandato e agradeço as manifestações. Mas o papel de um militante socialista é se apresentar para tarefa que exige as circunstâncias e a luta política na defesa de reforçar a estratégia socialista. No cenário nacional há uma necessidade de uma discussão mais ampla, onde a esquerda radical não vai ficar escondida de baixo da mesa e neste momento, apresentou-se a tarefa para que eu possa dar cumprimento a ela. Eu não vou fugir da raiva, não.

Sâmia: Gostaria que você apresentasse os principais pontos do programa. Gostaria que você falasse sobre eles

Glauber: O principal ponto é derrotar o Bolsonaro e fazer o enfrentamento ao bolsonarismo. Temos que fazer o diálogo com outras forças de esquerda não permitindo o diálogo com movimentos de direita fantasiados de centro. E também dialogar com as organizações, movimentos sociais e políticos.

1º eixo – enfrentamento ao rentismo e ao neoliberalismo, como por exemplo a necessidade da estatização do sistema financeiro e o projeto de pleno emprego.

2 º eixo – enfrentamento a concentração de terra e a política predatória do meio ambiente. Uma reforma agrária e urbana para valer.

3º eixo – A necessidade de defender o serviço público com políticas reias de inclusão e garantia de direitos, como o super-SUS e reverter a lógica atual do orçamento para Educação.

4º eixo – garantia de direitos civis fundamentais, como planos nacionais de enfrentamento ao racismo estrutural, à LGBTfobia ao machismo e ao capacitismo.

Para ouvir todo o episódio clique aqui