Sâmia Bomfim

  • PSOL

PSOL barra votação de “Escola Sem Partido” e MBL perde a linha

As galerias do plenário estavam lotadas de manifestantes. De um lado, apoiadores do projeto e, portanto, da censura no interior das escolas. De outro, estudantes e professores que defendem a liberdade de pensamento e a valorização do ensino público.

O conservadorismo foi derrotado nesta quinta-feira na Câmara Municipal de São Paulo (7). Pressionado por grupos de extrema-direia rivais do MBL, o vereador Fernando Holiday (DEM) pôs em pauta no congresso de comissões o absurdo PL da “Escola Sem Partido”.

As galerias do plenário estavam lotadas de manifestantes. De um lado, apoiadores do projeto e, portanto, da censura no interior das escolas. De outro, estudantes e professores que defendem a liberdade de pensamento e a valorização do ensino público.

Atenta às movimentações da extrema-direita, a vereadora Sâmia Bomfim (PSOL) travou um duro debate contra o projeto e, no momento oportuno, solicitou verificação de presença em plenário. Esta é uma das ferramentas utilizadas para obstrução de votações, pois, sendo aferida a falta de quórum, o projeto não pode ser apreciado. Foi o que aconteceu, para o desespero do MBL.

Ato contínuo, Fernando Holiday, liderança deste movimento, protagonizou cena de lamentável destempero, ao esbravejar descontroladamente no microfone e arremessar o mesmo contra o chão. Fato curioso: o jovem vereador que tanto diz respeitar o dinheiro e o patrimônio público danificou um microfone da Câmara Municipal simplesmente porque seu projeto não foi aprovado.

É mais um capítulo no histórico de desmoralização de Holiday e do MBL em 2017. Antes vistos como “arautos da moralidade”, cada vez mais os meninos da nova direita se desmoralizam ao apoiar políticos do sistema, como Doria e Temer, ao defender reformas que atacam os trabalhadores, como a trabalhista e da previdência e, ainda pior, ao se envolverem em suspeitas de corrupção, dadas as seguidas acusações de caixa 2 pela qual Holiday tem respondido.

A bancada do PSOL seguirá atenta às possibilidades de votação do nefasto PL da Escola Sem Partido, disposta a obstruir sua aprovação sempre que necessário.

Conheça a deputada
Sâmia Bomfim

Sâmia Bomfim tem 30 anos, foi vereadora de São Paulo e, atualmente, é deputada federal pelo PSOL. Elegeu-se com 250 mil votos, sendo a mais votada do partido e a oitava mais votada de todo o estado de São Paulo. Seu mandato jovem, feminista e antifascista levanta bandeiras que a maioria dos políticos não tem coragem de levantar. Ela é linha de frente no enfrentamento do conservadorismo e na oposição aos desmandos do governo Bolsonaro, defendendo sempre a maioria do povo.

Nossas bandeiras
na Câmara Federal

  • Lutar pelo impeachment de Bolsonaro.
  • Lutar para ampliar e garantir os direitos das mulheres.
  • Defender as vidas, os empregos e os direitos das brasileiras e dos brasileiros diante da pandemia de Covid-19.

Ler mais