MEC ataca estudantes e congela o FIES

A paralisação do MEC devido o caos de gestão do Governo Bolsonaro está gerando consequências catastróficas para a vida dos estudantes.

30 mar 2019, 18:46 Tempo de leitura: 1 minuto, 41 segundos
MEC ataca estudantes e congela o FIES

Milhares de candidatos ao FIES (fundo de financiamento estudantil) de 2019 até agora não conseguiram iniciar suas aulas, e já estamos no fim do primeiro trimestre. Até agora não há nenhuma previsão para que o DRI (Documento de Regularidade de Inscrição) seja liberado e os estudantes possam ir até o banco confirmar o financiamento.

A situação é tão grave que a lista de estudantes pré-selecionados deveria sair no dia 27 de fevereiro, mas só foi divulgada no dia 23 de março e até agora não conseguiram iniciar as aulas. Milhares de estudantes que estão na lista de espera precisariam confirmar sua inscrição até o dia 10 de abril, porém tudo está paralisado e não há nenhuma orientação do MEC sobre o que fazer.

Diariamente estudantes vão ao banco tentar completar o financiamento e não têm nenhuma resposta. Para piorar, as universidades estão lidando com este problema de maneira arbitrária. Algumas já declararam suspensão do semestre para estes estudantes, outras não deram sinal aos e vão iniciar as primeiras provas do ano sem que os estudantes do FIES pudessem ter assistido as aulas.

Neste ano foram 100 mil vagas liberadas pelo programa e sequer há informações sobre quantos estudantes estão nesta situação, certamente milhares. Nenhum prazo ou resolução foram divulgados também.

Isso é um desrespeito com os estudantes e famílias brasileiras. Uma situação inadmissível de consequências gigantescas para uma geração de ingressantes universitários em todo o país que agora se encontram numa situação de desespero e desamparo. Ricardo Vélez está prejudicando muito a educação brasileira com sua incompetência, não dá mais pra o Ministério da Educação continuar paralisado.

Queremos deixar o nosso mandato à disposição para ajudar no que pudermos. Convidamos os estudantes de São Paulo para uma reunião presencial no dia 05/03 às 18h30 na nossa sede.

Endereço: Rua Parintins, 58 – Barra Funda.