Sâmia e PSOL cobram Eduardo Pazuello sobre plano nacional de imunização contra a covid

Bancada do PSOL apresentou requerimento de convocação do ministro da saúde à Câmara, entre outras medidas.

14 dez 2020, 20:56 Tempo de leitura: 1 minuto, 39 segundos
Sâmia e PSOL cobram Eduardo Pazuello sobre plano nacional de imunização contra a covid

Requerimento de convocação ao ministro da Saúde foi protocolado na tarde desta segunda-feira, 14/12. Deputados também solicitam audiência com Lewandowski para tratar do tema.

¨Vários países no mundo já iniciam o processo de imunização de suas populações. Enquanto isso, no Brasil, segue a linha negacionista e de total falta de comando por parte do governo Bolsonaro, centralização mínima e ausência de uma política de controle e de vacinação. Destaque-se que o Ministro Lewandowski concedeu o prazo de 48 horas para governo informar datas do plano de vacinação. Essa denúncia se soma a uma série de outras ilegalidades ocorridas no âmbito do Ministério da Saúde. São graves as constantes e recorrentes tentativas, por parte do Governo Federal, de ocultar dados, alterar metodologia em pleno curso da pandemia e violar o dever de transparência pública¨, destaca um dos trechos do Requerimento de convocação.

Além do requerimento de convocação, a Bancada do PSOL na Câmara também encaminhou no dia de hoje um pedido de audiência com o ministro Ricardo Lewandowski, do STF, para debater o plano nacional de imunização

Para a líder do PSOL, Sâmia Bomfim, a postura do governo federal no combate à pandemia é desastrosa: “Desde o início do contágio, Bolsonaro zomba das mortes causadas pela covid-19. Agora, nesse momento em que o mundo inicia a tão aguardada vacinação, o Ministério da Saúde não apresenta um plano nacional de imunização. É urgente começar a vacinar o povo brasileiro o quanto antes. Para isso, a bancada do PSOL está agindo em todas as frentes possíveis. Queremos cobrar o ministro Pazuello para que ele apresente finalmente um plano universal que tenha como objetivo vacinar 100% dos brasileiros. A vacina é um direito e é urgente, por isso também fizemos um pedido para uma audiência com o ministro Lewandowski. “, declarou a deputada.