Servidores Públicos de Taboão da Serra fazem paralisação por valorização das categorias

O salário de diversas categorias está congelado há 20 anos e algumas categorias recebem salário base abaixo do mínimo

24 nov 2021, 13:57 Tempo de leitura: 2 minutos, 0 segundos
Servidores Públicos de Taboão da Serra fazem paralisação por valorização das categorias

Na manhã de hoje (24), funcionários públicos de Tabõao da Serra promoveram uma paralisação das atividades de diversas categorias para cobrar do prefeito Aprígio o cumprimento de suas promessas eleitorais de valorização dos servidores públicos.

Segundo a Comissão do Funcionalismo Municipal, desde fevereiro as trabalhadoras e trabalhadores aguardam uma resposta à Pauta de Reivindicações entregue ao governo, exigindo o pagamento do vale transporte, reajuste do vale alimentação, recomposição salarial, entre outros direitos.

“O salário da maior parte das categorias está congelado há 20 anos, o vale transporte prometido, por vários governos, nunca foi pago. Existem algumas categorias recebem salário base abaixo do mínimo”, disse a socióloga Najara Lima Costa.

Neste ano, o prefeito e a Câmara Municipal decretaram um aumento de 3% da alíquota previdenciária, que passou de 11 para 14%. Além disso, cumprindo decisão judicial, Aprígio acabou com o 14° salário, direito que era pago ao funcionalismo há mais de 30 anos a título de gratificação de férias.

A deputada Sâmia Bomfim prestou sua solidariedade aos trabalhadores e colocou o mandato a disposição da luta que estão fazendo junto à prefeitura de Taboão da Serra. “O prefeito deve, minimamente, cumprir suas promessas de campanha, quando disse aos funcionários públicos que eles seriam valorizados por esta gestão e os seus diretos seriam pagos devidamente”, disse.

Najara relata que os servidores exigem que o prefeito Aprígio mande para Câmara Municipal uma lei que restitua os valores do 14º salário em forma de prêmio/bônus de aniversário ou Natal. “É preciso que Lei Orçamentária Anual, já em discussão na Câmara Municipal, provisione os recursos necessários para o pagamento de seus direitos pleiteados”, alerta.  

A paralisação está sendo organizada por uma Comissão de Representantes que reúne trabalhadoras e trabalhadores de várias secretarias (Saúde, Assistência Social, Educação, Segurança, Trânsito, Habitação) e está realizando assembleias com as categorias desde fevereiro de 2021.

O comunicado ao governo já foi feito dentro do prazo legal e a população usuária dos serviços públicos está sendo informada em cada local. Hoje, durante o ato dos funcionários públicos, foi entregue ao prefeito um abaixo assinado solicitando urgência no atendimento das reivindicações.