Sâmia pede convocação de Paulo Guedes para explicar nomeação de bolsonarista para Corregedoria da Receita Federal

A líder do PSOL afirma que este é mais um episódio em que o governo Bolsonaro aparelha as instituições brasileiras para encobrir os crimes e esquemas de sua família

3 fev 2022, 18:36 Tempo de leitura: 1 minuto, 28 segundos
Sâmia pede convocação de Paulo Guedes para explicar nomeação de bolsonarista para Corregedoria da Receita Federal

A deputada federal Sâmia Bomfim (líder da bancada do PSOL na Câmara) e os demais deputados do colegiado protocolaram nesta quinta-feira (3) um requerimento de convocação do ministro da Economia, Paulo Guedes, devido à nomeação de um bolsonarista, o auditor fiscal João José Tafner, para a Corregedoria da Receita Federal.  O órgão é de interesse do senador Flávio Bolsonaro, envolvido no esquema das rachadinhas e que tenta anular a origem dessa investigação.

“Esse é mais um episódio em que o governo Bolsonaro aparelha as instituições brasileiras para encobrir os crimes e esquemas de sua família. Dessa vez o alvo é a Receita Federal, ferindo o princípio da impessoalidade, na tentativa de impedir o prosseguimento das investigações das rachadinhas de Flávio Bolsonaro na ALERJ”, aponta a líder da bancada, Sâmia Bomfim (SP).

Tafner foi nomeado como novo corregedor da Receita Federal no dia 1º de fevereiro. O cargo estava vago desde julho do ano passado. A Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco) divulgou nota demonstrando preocupação com a nomeação.

Para o PSOL, o aparelhamento do Estado para blindar aliados políticos é ilegítimo e inconstitucional, de forma que é inaceitável, no Estado Democrático de Direito, a instrumentalização de órgão público para blindar aliados da família Bolsonaro. “Queremos que Guedes venha à Câmara prestar contas e elucidar os critérios para a nomeação de João José Tafner, notório apoiador do governo e da família Bolsonaro, como corregedor da Receita, uma vez que o mesmo não tem nenhuma experiência na corregedoria do órgão”, afirma Sâmia.

Com informações: Liderança do PSOL na Câmara