Sâmia será presidenta da Frente Parlamentar em Defesa dos Trabalhadores da Educação na Câmara

O requerimento de instalação foi protocolado pela deputada com a assinatura de 204 parlamentares, número acima do necessário.

31 mar 2023, 22:23 Tempo de leitura: 1 minuto, 18 segundos
Sâmia será presidenta da Frente Parlamentar em Defesa dos Trabalhadores da Educação na Câmara

Fonte: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) será a presidenta da Frente Parlamentar em Defesa dos Trabalhadores da Educação na Câmara dos Deputados, após o número de assinaturas necessárias para a sua instalação ter sido superado na última terça (28). Foram coletadas 204 assinaturas de parlamentares de diversos partidos, incluindo a bancada da Federação PSOL-Rede na Câmara.

Para Sâmia, a criação da Frente é uma conquista importante que servirá como instrumento de luta e organização, sobretudo, para os movimentos sociais, sindicatos e todos que constroem a educação no nosso Brasil. “Depois de anos de ataques às carreiras e às condições de trabalho, essa Frente será fundamental diante do desafio de revogar o Novo Ensino Médio e também garantir a liberdade de cátedra, de organização política e sindical, além do reajuste salarial desses trabalhadores e a cobrança pelo pagamento do piso nacional que muitos prefeitos e governadores ainda estão negligenciando”.

Conforme consta no Estatuto protocolado junto com o Requerimento 964/2023, entre as finalidades da Frente estão: acompanhar políticas e ações de todos os entes da Federação, promover o intercâmbio com parlamentos e entidades de outros países e fomentar a elaboração de propostas visando a efetivação dos direitos e a defesa dos trabalhadores da educação.

“Para mim, que também sou trabalhadora da educação, é uma honra fundá-la e presidi-la. Pela valorização da educação e dos seus trabalhadores no Brasil, vamos à luta!”, comemorou a deputada.