Após ação de Sâmia Bomfim e Luana Alves, prefeitura cria novo canal para exames e consultas no HSPM

Parlamentares do PSOL vêm denunciando os problemas que os servidores enfrentam há anos com o canal 156 e cobraram uma solução imediata do prefeito Ricardo Nunes e da Secretaria da Saúde.

18 abr 2023, 12:42 Tempo de leitura: 1 minuto, 52 segundos
Após ação de Sâmia Bomfim e Luana Alves, prefeitura cria novo canal para exames e consultas no HSPM

Em resposta a um requerimento de informação protocolado pela deputada federal Sâmia Bomfim e a vereadora Luana Alves, ambas do PSOL, a prefeitura de São Paulo comunicou que, entre julho e agosto, será implementado um novo sistema exclusivo para marcação de consultas e exames no Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM). O retorno veio após uma ação apresentada pelas parlamentares ao Ministério Público estadual, reunindo centenas de queixas relatadas pelos usuários.

Os servidores públicos municipais da capital paulista há anos enfrentam problemas com o atendimento do HSPM. Atualmente, o único canal disponível para os agendamentos é a central telefônica 156, que abriga múltiplos serviços e é conhecido pela população de São Paulo pela sua falta de clareza e ineficiência.

Os pacientes chegam a passar horas no telefone sem ter a certeza de que sua consulta será agendada, as chamadas caem constantemente e as especialidades só podem ser marcadas em dias específicos da semana. A deputada chegou a ligar na central para fazer um teste e, após quase uma hora de tentativas, ouviu que não seria possível agendar um exame, pois a cota de atendimentos do dia já havia sido preenchida. Uma realidade que os servidores municipais convivem diariamente.

No mês passado, um levantamento realizado pelo mandato de Sâmia recolheu diversas denúncias de quem depende do HSPM para cuidar da saúde. Junto com a vereadora Luana Alves, Sâmia oficiou a prefeitura pedindo explicações e alternativas para solucionar as dificuldades na marcação de consultas do HSPM pelo 156. Além disso, um documento com todas as reclamações foi encaminhado ao Ministério Público de São Paulo para a abertura de inquérito.

“Nossas cobranças estão gerando resultado! A prefeitura finalmente nos respondeu que em julho e agosto deve criar um canal exclusivo de marcação de consultas para o HSPM”, comemorou Sâmia. Para a vereadora Luana, a confirmação de um novo novo aplicativo é fruto da luta dos servidores públicos municipais: “Mas a gente vai seguir vigilante para que, de fato, essa transição ocorra e que esse canal, de fato, seja eficiente”.