ANVISA começa a retirar o MMS de circulação

Agência acata solicitação de Sâmia Bomfim e está removendo da internet anúncios que vendiam a solução como cura para o autismo; mandato segue fiscalizando.

2 maio 2019, 20:11 Tempo de leitura: 1 minuto, 8 segundos
ANVISA começa a retirar o MMS de circulação

Graças à mobilização das mães dos autistas, a ANVISA começou a retirar da internet anúncios que vendem o MMS, um produto à base de dióxido de cloro, como a cura para o autismo e outras condições/doenças como hipotireoidismo, hemorroidas, hepatite, HIV / AIDS, Alzheimer entre outros.

O dióxido de cloro é usado como produto de limpeza e não tem aprovação para uso medicinal em nenhum lugar do mundo. Aqui no Brasil, ele é proibido desde 2018. Só que, no começo de abril, a deputada Sâmia Bomfim recebeu denúncias de mães de autistas afirmando que o produto continuava sendo vendido livremente na internet.

Sâmia pediu explicações à ANVISA e solicitou que o órgão fiscalizasse a comercialização do produto. A Agência atendeu a solicitação e começou a retirar o produto. “Desde junho de 2018, a Agência proíbe a fabricação, distribuição, comercialização e uso desses produtos.”, informou por meio de nota. Muitos anúncios já foram retirados, mas ainda é possível encontrar alguns itens à venda.

No entanto, a deputada considera a iniciativa positiva. “A medida é muito importante porque é inaceitável que familiares de autistas sejam enganados por charlatões e ainda coloquem a vida de seus parentes em risco. Seguiremos fiscalizando até que todos os produtos saiam de circulação”.