Sâmia Bomfim inaugura ala de parto humanizado em SP

Deputada Sâmia Bomfim visitou ala de parto humanizado do Hospital Municipal e Maternidade Profº Mário Degni.

8 jul 2019, 12:52 Tempo de leitura: 1 minuto, 32 segundos
Sâmia Bomfim inaugura ala de parto humanizado em SP

A nova ala de parto humanizado do Hospital Municipal e Maternidade Profº Mário Degni, localizado no Rio Pequeno, na zona oeste da capital paulista, é a prova de que as conquistas sociais só acontecem depois de muita pressão da população.

Isso porque há muito tempo o Fórum Regional de Mulheres a Zona Oeste lutava para conseguir recursos para instalar um espaço destinado à realização de partos humanizados na maternidade, que é “a única municipal da região oeste e ainda atende os municípios do entorno”, explica Erika Sato, doula e integrante do Fórum. Por isso, elas entraram em contato com Sâmia Bomfim, que na época era vereadora da cidade de SP.

“As representantes do Fórum procuraram a gente bem no momento em que víamos e lutávamos contra o sucateamento do Hospital Universitário. Então, quando soubemos que daria para ajudá-las, protocolamos uma emenda parlamentar para que a Prefeitura de SP liberasse a verba”, explica Sâmia, que hoje é deputada federal.

Para a psicóloga da residência de saúde coletiva e militante do PSOL, Luana Alves, a emenda feita pela Sâmia tem tudo a ver com luta das mulheres pela saúde, e ter uma vitória que está relacionado à luta de mulheres organizadas da região é super importante”.

A nova ala do hospital foi entregue em junho de 2019 e oferece estrutura com dois quartos para parto humanizado, cama hospitalar, berço aquecido, cadeira para acompanhante, aromatizador, luz de cromoterapia, massageador e aparelho de som.

Para Sato, a conquista é positiva porque o “Butantã é o bairro com maior vulnerabilidade e com o maior número de gestantes adolescentes da região oeste, além disso, acreditamos que proporcionar uma ambiência adequada e assistência respeitosa transformam o parto e o nascimento em uma experiência positiva”.