Congresso da UNE mostra capacidade de mobilização dos estudantes

Ato reuniu milhares de estudantes em Brasília na primeira quinzena de julho.

15 jul 2019, 17:09 Tempo de leitura: 1 minuto, 26 segundos
Congresso da UNE mostra capacidade de mobilização dos estudantes

Terminou no último domingo, 14, em Brasília o 57º Congresso da União Nacional dos Estudantes, o Conune. O evento reuniu milhares de jovens de todo o país e mostrou a capacidade de organização e mobilização dos estudantes brasileiros.

Para Camila Souza, estudante de pós na UFRJ e coordenadora nacional do Movimento Juntos!, o “Congresso foi forte, vivo e grande, não só em termos numéricos, mas em termos de qualidade, militância ativa e combativa”. Outras figuras importantes do movimento estudantil, como Tarsila Amoras, estudante da Universidade Federal do Pará e candidata a vice presidência da UNE, estiveram no evento.

“Nós, estudantes, somos linha de frente do governo Bolsonaro, construímos do dia 15 e dia 30 de maio, e saímos do Conune com a missão de construir um grande ato no dia 13 de agosto”, completa Camila.

A deputada Sâmia Bomfim participou de uma atividade junto com o jornalista Glenn Greenwald, que vem sofrendo ameaças após ter publicado pelo site The Intercept Brasil trechos de conversas privadas entre o então juiz Sérgio Moro e procuradores da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, entre eles Deltan Dallagnol. “Todas essas ameaças que o Glenn e seu marido, o deputado David Miranda, estão sofrendo são, na verdade, tentativas de intimidar o Glenn e cercear a liberdade de imprensa. Isso só demonstra o desespero de alguns membros do governo e que eles têm muito a esconder”.

Além das palestras e mesas de discussão acerca do contexto político nacional, o Conune fortaleceu ainda mais a luta da juventude brasileira contra os retrocessos do governo Bolsonaro e mostrou que a juventude segue atenta e combativa.