Em defesa do SUS: Hospital Mario Degni está sendo sucateado

Secretário de Covas faz retaliação a médico que denunciou a falta de profissionais da saúde.

12 set 2019, 18:49 Tempo de leitura: 1 minuto, 27 segundos
Em defesa do SUS: Hospital Mario Degni está sendo sucateado

O plano de Covas para sucatear o sistema único de saúde segue a todo vapor. O mais recente e triste episódio envolve o Hospital Municipal e Maternidade Profº Mário Degni, que atende a população do Butantã, bairro localizado na zona oeste da capital.

Há tempos, os médicos que compõem corpo clínico do Hospital vêm denunciando a falta de profissionais para compor a equipe médica. Recentemente, eles enviaram uma carta aberta ao secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, para expor a grave situação da unidade de saúde.

Diz a carta: “Estamos atravessando um período de grande desfalque na escala médica, especialmente na área de Tocoginecologia/Obstetrícia e Neonatologia (…). Temos um movimento médio de 200 atendimentos/mês só pela Obstetrícia, além de 200 partos (incluindo partos de alto risco) (…). Diante disso, não temos condições de atender à atual demanda sem que a população e o próprio profissional não estejam em risco (…)”.

Uma prefeitura séria deveria, pelo menos, checar a veracidade de todas as informações e providenciar as devidas melhorias/contratações de mais profissionais. Mas o que o secretário de Covas fez foi retaliar a equipe médica do hospital. O médico Raul Fernandes Marinheiro Jr – reconhecido no meio por sua longa e respeitada trajetória na saúde pública – foi informado que só pode trabalhar no hospital até o fim do mês de setembro, tendo que pedir transferência para outro hospital.

O desmonte na saúde é um projeto nefasto do governo Covas. Intimidar médicos, profissionais e deixar a população vulnerável é uma escolha política que deve ser denunciada e combatida.