Fechamento das turmas: deputada Sâmia Bomfim e vereador Toninho Vespoli pedem explicações à prefeitura

Há denúncias graves sobre o fechamento de salas de aula nas escolas municipais.

7 out 2019, 18:56 Tempo de leitura: 1 minuto, 1 segundo
Fechamento das turmas: deputada Sâmia Bomfim e vereador Toninho Vespoli pedem explicações à prefeitura

Estamos recebendo inúmeras denúncias sobre o fechamento de salas de aula na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I e II e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas municipais de São Paulo.

A denúncia é grave, porque uma possível redução de salas implicaria no aumento de alunos por sala de aula. De acordo com o Artigo 22 da Instrução Normativa n. 26, de 2019, “As turmas de Ensino Fundamental serão formadas conforme segue: I – Ciclo de Alfabetização: 30 (trinta) educandos; II – Ciclo Interdisciplinar: 32 (trinta e dois) educandos; III – Ciclo Autoral: 33 (trinta e três) educandos”.

No entanto, professores que não querem se identificar por medo de sofrerem represálias afirmam que escolas estão sendo coagidas a reduzir salas para o ano letivo de 2020 e que os Conselhos de Escola – que ajudam a deliberar sobre a quantidade adequada de alunos em sala, levando em consideração a realidade de cada escola – estão sem autonomia para poder atuar.

É por isso os mandatos da deputada Sâmia Bomfim e do vereador Toninho Vespoli vão apresentar um requerimento de informação à prefeitura pedindo mais explicações. Não vamos admitir retrocessos!