COVID-19 – Sâmia Bomfim defende que o Estado garanta acesso à água e sabão aos mais pobres

Junto com a bancada do PSOL, deputada protocolou PL sobre Plano emergencial para enfrentamento Coronavírus nas favelas e comunidades.

25 mar 2020, 15:57 Tempo de leitura: 0 minutos, 56 segundos
COVID-19 – Sâmia Bomfim defende que o Estado garanta acesso à água e sabão aos mais pobres

“Infelizmente, muitos brasileiros vivem em regiões com casas e barracos amontoados e não têm condições de comprar sabonete, quem dirá máscara ou álcool gel”. A declaração da deputada Sâmia Bomfim resume a situação de milhões de brasileiros que estão vulneráveis economicamente e não têm condições de se proteger corretamente contra o COVID-19.

É por isso que Sâmia, junto com a bancada com PSOL na Câmara dos Deputados, protocolou um projeto de lei para criar um Plano emergencial para enfrentamento ao COVID-19 nas favelas e comunidades.

Clique aqui e leia o PL

Dados do Data Favela, divulgados pela Folha de S. Paulo, mostram que 72% dos moradores de favelas de todo o Brasil não conseguem manter o baixo padrão de vida que já tem se ficarem em casa, durante 1 semana, sem trabalhar. Ou seja, para essa parte da população é quase inexistente a realidade de fazer quarentena.

“O Estado tem que garantir uma assistência para essas pessoas, fornecendo materiais de proteção, cesta básica, além de uma renda básica emergencial”.