FIES: Sâmia Bomfim apresenta projeto de lei para suspender mensalidades durante a quarentena
Estudantes que perderam o emprego na pandemia não conseguem quitar as dívidas escolares.
7 abr 2020, 21:57 Tempo de leitura: 0 minutos, 54 segundosA deputada Sâmia Bomfim apresentou um projeto de lei para suspender as mensalidades do Fundo de Financiamento do Ensino Superior (FIES) durante a quarentena.
O mandato da deputada atendeu a uma demanda do coletivo Juntos!, formado por jovens universitários. Muitos estudantes procuraram a deputada e o coletivo para pedir auxílio, porque perderam seus empregos na pandemia do Covid-19 e não têm mais condições de arcar com as mensalidades do FIES.
“Estamos vivendo um momento muito difícil tanto do ponto de vista sanitário como econômico. Além de garantir que as pessoas fiquem em casa e com saúde, precisamos dar condições para que elas não fiquem superendividadas. Muita gente já perdeu o emprego por causa da pandemia, e é desumano exigir que elas tenham que arcar com os FIES, sem ter condições para isso”, afirma Sâmia.
O PL também prevê que o estudante possa solicitar a suspensão do pagamento das mensalidades, que serão incorporadas no débito do financiamento, sem incidência de juros.