PSOL convoca presidente da Caixa para cobrar sobre o atraso no auxílio emergencial
Governo tem que esclarecer por que quase dez milhões de brasileiros ainda aguardam para o recebimento da Renda Básica Emergencial, muitos em primeira análise.
26 maio 2020, 16:09 Tempo de leitura: 1 minuto, 16 segundosO governo federal precisa explicar como resolver a fila que se avoluma de trabalhadoras e trabalhadores mais vulneráveis da sociedade que se encontram sem assistência do Estado. Para isso, a bancada do PSOL na Câmara protocolou nesta segunda-feira (25.05) um Requerimento de Comparecimento endereçado aos presidentes da Dataprev, Gustavo Canuto, e da Caixa Econômica Federal, Pedro Duarte Guimarães, para prestar esclarecimentos sobre a fila de quase dez milhões de brasileiros para o recebimento da Renda Básica Emergencial.
Este é o número de cadastros que ainda estão sendo analisados pela Dataprev neste momento. Ao todo, são 4,9 milhões de trabalhadores em primeira análise e 4,8 milhões em reanálise, o que soma 9,7 milhões de possíveis novos beneficiários. Ou seja, são quase dez milhões de famílias que aguardam na fila no meio da pandemia. Os dados foram apresentados pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães, em balanço no último sábado (23).
O Brasil já pode ser considerado o novo epicentro do novo coronavírus, pandemia que se alastra por todo o mundo. Segundo as Secretarias Estaduais de Saúde, foram registradas 22.666 mortes, provocadas pela Covid-19 e 363.211 casos confirmados da doença em todo o Brasil. Os dados reais, entretanto, são mascarados por um alto grau de subnotificação causado, em especial, pela baixa testagem no país. Dentre o grupo dos países com maior número de casos do Covid-19 no mundo, o Brasil é o que menos testa.