Com apoio de Sâmia Bomfim, coletivo Juntas! lança plataforma política

Objetivo é pautar uma agenda feminista anticapitalista e antirracista em todo o país.

6 ago 2020, 15:21 Tempo de leitura: 1 minuto, 17 segundos
Com apoio de Sâmia Bomfim, coletivo Juntas! lança plataforma política

O coletivo feminista Juntas! lançou, no dia 2 de agosto, a plataforma “Juntas! Virando a mesa do poder”, que contou com assinatura e apoio de Sâmia Bomfim, Luciana Genro, Monica Seixas, Fernanda Melchionna e dezenas de outras lideranças feministas.

O objetivo da iniciativa é pautar as reivindicações das mulheres no debate nacional e enfrentar o projeto bolsonarista, que quer trucidar os direitos e as vidas das mulheres.

O Juntas! tem um imenso histórico de lutas e resistência. Em 2015, as militantes do movimento foram as primeiras a se levantar contra Eduardo Cunha, no movimento que resultou na Primavera Feminista. Nas eleições de 2018, o Juntas! também esteve na linha de frente dos atos “Ele Não”, ao lado de milhares de mulheres nos quatro cantos do Brasil.

A plataforma “Virando a Mesa do Poder” pretende ser uma ferramenta para organizar e defender o programa que o coletivo vai defender nas eleições de 2020 e impulsionar as candidaturas em várias cidades brasileiras. Serão organizados encontros para debater temas como direito à cidade, educação, saúde, moradia, entre outros.

“Acreditamos que a plataforma ‘Juntas! Virando a mesa do poder’ tem um papel importante de apresentar uma agenda feminista anticapitalista e antirracista para o período de crise que estamos enfrentando. As mulheres têm sido, no último período, as primeira a se levantar contra as barbaridades dos governos. Nessas eleições, não será diferente”, afirma Paula Kaufmann da coordenação nacional do coletivo Juntas.

Leia o manifesto e conheça mais a plataforma.