Com a bancada feminina, Sâmia Bomfim reúne-se com presidente do TSE

Reunião foi para discutir a participação das mulheres na política.

7 ago 2020, 12:22 Tempo de leitura: 1 minuto, 12 segundos
Com a bancada feminina, Sâmia Bomfim reúne-se com presidente do TSE

Junto com a bancada feminina, da qual é coordenadora adjunta, a deputada federal Sâmia Bomfim reuniu-se, nesta quinta-feira 6 de agosto, com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Luís Roberto Barroso, para falar sobre a participação das mulheres na política e nas eleições de 2020.

Na reunião, Sâmia falou com o ministro sobre os impactos da pandemia para as mulheres no processo eleitoral, dentre eles a sobrecarga com tarefas domésticas, o medo de contaminação de seus filhos e as escolas fechadas. A deputada ainda lembrou que as mulheres são 2/3 dos trabalhadores essenciais e as que mais sofrem com os impactos sociais e econômicos da pandemia.

“Nós somos também as maiores vítimas de fake news, violência política, calúnia, difamação, exposição dos familiares e da vida íntima. E todos esses fatores também desestimulam e retiram as mulheres da vida política”, afirma Sâmia.

Também foi discutido a preocupação que a bancada feminina tem com a formalidade de candidaturas de “vices” para o executivo, que, muitas vezes, serve como pretexto para muitos partidos não aplicarem os 30% dos recursos para o fortalecimento das candidatas ao legislativo, possibilitando maior estruturação e competitividade pelas vagas.

Além disso, Sâmia apresentou posição do PSOL favorável à aplicação de cotas para candidaturas negras, posição que felizmente é compartilhada pelo ministro.