É importante falar sobre Esclerose Múltipla

Agosto é mês de conscientização sobre a doença; mandato apoia a causa.

12 ago 2020, 10:23 Tempo de leitura: 1 minuto, 8 segundos
É importante falar sobre Esclerose Múltipla

No Brasil, 30 de agosto é do dia nacional de conscientização sobre a esclerose múltipla, uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central, cérebro e medula espinhal.

Graças à data, instituiu-se também o Agosto Laranja a fim de esclarecer e diminuir o preconceito acerca da enfermidade. “É muito importante essa conscientização porque a esclerose múltipla acomete jovens adultos em sua fase de constituição de futuro,profissão e família”, explica Ilca Ramalho, uma das administradoras do Amorem, uma organização cujo intuito é conectar portadores de esclerose múltipla a fim de facilitar o compartilhamento e doação de medicamentos.

Outra preocupação da instituição, segundo Ilca, é “garantir a assistência pelo SUS, como a distribuição das medicações de alto custo e tratamentos complementares”.

Em 2019, a equipe de Sâmia Bomfim conversou com representantes da Amorem para ajudá-los nessa interface entre os portadores da doença e o poder executivo.

“Nós temos um compromisso com a pauta, e o trabalho que o Amorem realiza é de extrema importância não só para os portadores de esclerose múltipla, como para todos os cidadãos brasileiros, que precisam se informar sobre a doença”, diz Sâmia.

Para saber mais sobre a doença ou se informar sobre as iniciativas do Amorem, acesse o site: https://amorem.com.br/