Sâmia Bomfim recorre ao TSE para pressionar pela realização de debates na TV

Emissoras Globo, Record, SBT, CNN e RedeTV! cancelaram debates.

10 out 2020, 14:09 Tempo de leitura: 1 minuto, 3 segundos
Sâmia Bomfim recorre ao TSE para pressionar pela realização de debates na TV

Líder do PSOL na Câmara, a deputada Sâmia Bomfim pediu uma audiência com o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para tratar do cancelamento dos debates nas TVs antes do primeiro turno das eleições municipais.

As emissoras Record, SBT, CNN e RedeTV! afirmaram que não pretendem fazer debates com os candidatos às prefeituras antes do dia 15 de novembro, data da primeira votação. A Globo também anunciou essa semana que não realizará o debate previsto para a véspera da eleição.

“É muito ruim para a nossa democracia que os debates nas TVs sejam cancelados. As emissoras são concessões públicas e deveriam ter a obrigação de realizar debates no período eleitoral. Em meio a essa avalanche de fake news nas redes sociais, é muito grave impedir o eleitor de ter acesso ao embate de ideias, sem manipulações ”, afirma Sâmia.

A deputada ainda completa: “Para quem é interessante não ter debate? Com certeza, para o eleitor é que não é”. Além do pedido de audiência com Barroso, Sâmia tem se reunido com candidatos e emissoras. Junto a outros parlamentares, busca viabilizar uma iniciativa legislativa para garantir que emissoras de TV realizem debates eleitorais.