Sâmia e PSOL querem Comissão da Câmara para monitorar Plano Nacional de Vacinação

Medida busca pressionar o governo federal a agilizar a imunização dos brasileiros contra o coronavírus

16 dez 2020, 13:44 Tempo de leitura: 1 minuto, 2 segundos
Sâmia e PSOL querem Comissão da Câmara para monitorar Plano Nacional de Vacinação

A bancada do PSOL na Câmara apresentou na última terça-feira (15) um requerimento para criar uma Comissão Externa para acompanhar os atos do Poder Executivo no planejamento, monitoramento e execução do Plano Nacional de Vacinação.

Para os parlamentares, é fundamental que a Câmara, com a agilidade que se faz necessária, e em seu dever constitucional, acompanhe de perto os debates sobre o planejamento da vacinação no Brasil, bem como as etapas de execução e monitoramento do Plano Nacional de Vacinação em níveis nacional, estadual e municipal.

A Comissão Externa não cria gastos adicionais à Câmara dos Deputados e pode colaborar na análise, fiscalização e elaboração de medidas que garantam a vacinação e a proteção dos direitos mais básicos da população.

“A ineficácia do governo para lidar com a pandemia de COVID-19 afeta diretamente o processo de desenvolvimento de um plano de vacinação complexo. É importante lembrar que, recentemente, mais de 7 milhões de testes para o COVID estavam prontos para o descarte. Muitos deles parados por falta dos insumos necessários para sua realização. O mesmo não pode ser acontecer com as vacinas”, alertam os deputados do PSOL.