Sâmia Bomfim vota não à autonomia do Banco Central

Mesmo com votos contrários de toda bancada do PSOL, texto-base foi aprovado pela maioria dos deputados federais

10 fev 2021, 21:27 Tempo de leitura: 1 minuto, 7 segundos
Sâmia Bomfim vota não à autonomia do Banco Central

“A aliança entre liberais e extrema-direita deu margem grande para aprovação do projeto de autonomia do Banco Central”, essa foi a forma de manifestação da deputada federal Sâmia Bomfim para mostrar indignação ao final da sessão que aprovou o PLP 19/19, do Senado Federal.

Em meio aos graves problemas vivenciados no Brasil por conta da pandemia do novocoronarírus, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, colocou na pauta de votação o Projeto de Lei Complementar nº 19/19 e nesta quarta-feira, 10 de outubro, foi aprovado pela maioria dos deputados federais.

Foram 339 votos SIM e 114 votos contrários.

O texto aprovado permitirá, por exemplo, que diretores da instituição tenham mandatos fixos de quatro anos, além de novas regras para nomeação e demissão. O Banco Central para a ser um órgão em autarquia de natureza especial, não subordinada a nenhum ministério.

A proposta segue para sanção presidencial. Sâmia Bomfim alerta: “Precisamos de grande mobilização popular para tentar, minimamente, reverter esse grande retrocesso”.

“Não existe instituição monetária autônoma. O que setores conservadores deste país, que sempre foram ligados aos interesses econômicos de banqueiros, é atrelar o Banco Central aos interesses do rentismo internacional. A indicação do presidente segue. Os mecanismos de controle público caem”, destacou.