Sâmia e PSOL propõem comissão externa para acompanhar a reestruturação do Banco do Brasil

Requerimento foi apresentado ao presidente da Câmara dos Deputados

10 fev 2021, 09:58 Tempo de leitura: 1 minuto, 54 segundos
Sâmia e PSOL propõem comissão externa para acompanhar a reestruturação do Banco do Brasil

A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL/SP) apresentou na terça-feira (9) um requerimento ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, para que criação de Comissão Externa para acompanhar o plano de reestruturação do Banco do Brasil. O documento tem coautoria das deputadas Fernanda Melchionna, Vivi Reis e do deputado David Miranda, todos do PSOL.

No dia 11 de janeiro de 2021, o Banco do Brasil anunciou no um plano de “reorganização administrativa” que prevê o fechamento de 361 unidades de atendimento e um programa de demissão voluntária de 5.000 funcionários. De acordo com a instituição, as mudanças passarão a ser implementadas no 1º semestre deste ano. Segundo a imprensa, o banco anunciou nesta segunda-feira (8) que 5.533 funcionários aderiram ao Programa de Adequação de Quadros (PAQ) e do Programa de Desligamento Extraordinário (PDE).

A justificativa apresentada pelo banco é que o atendimento via internet banking ou smartphone é mais econômico que o atendimento presencial ou mesmo uma operação feita em Caixa Eletrônico. No entanto, há de se considerar que o Brasil é um país extremamente desigual, o que faz com que os mais pobres tenham dificuldade de acesso a um smartphone ou à internet, praticamente impedindo-os de fazer operações bancárias online.
Em 03 de fevereiro, a Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís (MA) determinou, por meio de liminar, a suspensão do fechamento das agências do Banco do Brasil em todo o país enquanto durar a pandemia do novo coronavírus no país, já que a medida resultaria em super lotação de agências e aglomerações.

“Os bancários do BB já estão arriscando suas vidas para garantir o atendimento em meio à pandemia, o banco segue lucrando bilhões de reais todos os anos e mesmo assim insiste em promover redução salarial e mudança de local de trabalho”, alertou a Sâmia.
A deputada federal apontou, ainda, a necessidade fundamental de a Câmara, com a agilidade que se faz necessária, acompanhar de perto os desdobramentos do plano de reestruturação do Banco do Brasil, analisando, fiscalizando e apresentando medidas que garantam a proteção dos direitos dos trabalhadores. “Este é um dever constitucional do Poder Legislativo”, concluiu a parlamentar.