Sâmia Bomfim apoia greve dos profissionais de saúde da UNIFESP e Hospital São Paulo

As instituições estão passando por grave crise orçamentária e faltam recursos básicos para continuidade do trabalho

20 fev 2021, 10:52 Tempo de leitura: 2 minutos, 18 segundos
Sâmia Bomfim apoia greve dos profissionais de saúde da UNIFESP e Hospital São Paulo

A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e o Hospital São Paulo (HSP), a ela vinculado, estão em apuros. Depois de anos de estrangulamento orçamentário, como consequência das políticas de “ajuste fiscal”, faltam insumos e recursos básicos para a continuidade do funcionamento das instituições.

No caso do HSP, a situação crítica obrigou a que residentes médicos e de outras especialidades iniciassem um movimento de greve. Paralisados desde 8 de fevereiro, esses profissionais buscam chamar atenção para o agudo desabastecimento do Hospital, que cumpre um papel fundamental para a saúde pública na cidade e no estado de São Paulo, inclusive no contexto da pandemia. Em decorrência do subfinanciamento crônico, estão em falta até mesmo remédios e exames básicos para o salvamento de vidas.

Já na UNIFESP, os seguidos cortes de recursos, que podem ser ainda mais reduzidos com a nova Lei Orçamentária Anual, prejudicam a expansão dos campi, as políticas de permanência estudantil, de pesquisa e de extensão, além das despesas básicas de custeio.

Atenta a essa situação, a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL/SP) participou de reunião, em 11 de fevereiro, com representantes do movimento dos residentes do HSP, ouvindo suas pautas e expressando a solidariedade do mandato à mobilização.

Na quinta-feira (18), Sâmia realizou videoconferência com a reitora da UNIFESP, Soraya Smaili, e com os diretores do HSP, Nilton Barros e Marcelo Santos. Os dirigentes explicaram, em detalhe, a situação de subfinanciamento das instituições, expressando a necessidade de serem encontradas soluções orçamentárias tanto em caráter de emergencial como permanente.

Também foi constatado que a emenda parlamentar destinada pelo mandato de Sâmia Bomfim ao HSP, em 2020, encontra-se parada no Fundo Estadual, sendo encaminhada a tratativa urgente com o governo do estado para a liberação dos recursos. Em contrapartida, os recursos endereçados à UNIFESP já foram integralmente executados.

A deputada comprometeu-se a seguir destinando emendas a ambas as instituições em 2021. Além disso, Sâmia e seu mandato se dispuserem a contribuir na articulação de um movimento suprapartidário em defesa do HSP, que possa abordar alternativas permanentes de financiamento sustentável da instituição, a partir de tratativas com os governos tanto federal como estadual.

Sâmia manifestou o apoio de seu mandato à comunidade universitária da UNIFESP, aos profissionais e usuários do HSP.  “O fortalecimento das universidades e do SUS é fundamental para dar, a nossa sociedade, uma perspectiva de futuro em meio à crise do país. É urgente inverter as prioridades e acabar com a política de cortes orçamentários”, destacou a parlamentar do PSOL.