Comissão de Educação da Câmara aprova Subcomissão com tema “retorno seguro às aulas”
Deputada Sâmia Bomfim irá presidir a subcomissão aprovada pela Comissão de Educação da Câmara Federal
7 abr 2021, 14:02 Tempo de leitura: 1 minuto, 47 segundosSâmia Bomfim (PSOL/SP) apresentou, dia 23/03, um Requerimento à Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, solicitando a criação de uma subcomissão para debater o retorno seguro às aulas durante a pandemia da Covid-19.
A deputada será a presidente da subcomissão aprovada pela Comissão de Educação na quarta-feira (7)
Há um ano, uma das principais consequências sociais da pandemia do novo coronavírus tem sido a suspensão das aulas em estabelecimentos educacionais em todo o país. A medida é absolutamente necessária como medida de contenção do espalhamento do vírus, e consequente redução no número de óbitos causados em decorrência da Covid. Porém, a suspensão das aulas implica em diversos problemas com os quais todos devemos nos preocupar, como a possível piora na alimentação dos estudantes mais pobres; a sobrecarga de mães, pais ou tutores, em muitos casos impossibilitados de trabalhar em casa e de supervisionar as atividades dos filhos; o acesso desigual a plataformas digitais e conexão à internet; a maior exposição de crianças e adolescentes à violência doméstica; o abandono dos estudos e assim por diante.
Em diversas cidades do Brasil, as demandas dos professores estão sendo ignoradas e os profissionais de educação estão sendo forçados a voltar às aulas presenciais sem as mínimas condições de segurança.
Sâmia destacou durante a aprovação da subcomissão Nossa reivindicação é vacinação para os profissionais de educação para garantir a volta às aulas segura
Nesse contexto desafiador, a Subcomissão proposta por Sâmia será instrumento de fundamental importância para que a Câmara dos Deputados supervisione a implementação do retorno seguro às aulas presenciais, nos sistemas de ensino de todo o país, com o devido cumprimento dos protocolos de biossegurança.
“A Subcomissão será o fórum para debater e impulsionar ações voltadas à mitigação dos efeitos da prolongada suspensão das aulas presenciais, que afetam sobremaneira as famílias mais pobres, em sociedade tão desigual”, declarou a deputada federal.