Sâmia cobra da Câmara transparência na informação sobre licença-maternidade no painel de votações

(COMUNICADO)

4 ago 2021, 17:47 Tempo de leitura: 1 minuto, 2 segundos
Sâmia cobra da Câmara transparência na informação sobre licença-maternidade no painel de votações

É de conhecimento da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados que desde o dia 24 de junho de 2021 que a deputada Sâmia Bomfim (PSOL/SP) está licenciada de seu mandato, cumprindo um direito garantido constitucionalmente por ocasião do nascimento de seu filho.
A Câmara dos Deputados tem um papel institucional de prestar informações corretas à população e informar publicamente que uma deputada está exercendo seu direito à licença-maternidade e não se abstendo ou ausente das votações, como está acontecendo sistematicamente.
“A política já é um terreno árido para nós mulheres e, em especial, para aquelas que são mães. Não deveria ser papel individual de cada uma destas parlamentares ter que elucidar a desinformação prestada pelo painel da Câmara, mas sim papel da Mesa Diretora prestar informações precisas sobre o exercício do direito à licença-maternidade das mulheres deputadas”, escreveu a deputada.
Sâmia solicitou que a Mesa Diretora e a Terceira Secretaria da Câmara dos Deputados passem a informar corretamente nos painéis de votação do plenário e das comissões da Câmara dos Deputados que ela licenciada, no prazo de até 10 (dez) dias, contados do protocolo deste requerimento, feito hoje (04/08).