PSOL aprova destaque contra o “distritão” na votação da Reforma Eleitoral

Retirada do distritão foi um importante passo para quem defende a ocupação da política por mulheres, negritude, LGBTs e trabalhadores

12 ago 2021, 16:18 Tempo de leitura: 1 minuto, 6 segundos
PSOL aprova destaque contra o “distritão” na votação da Reforma Eleitoral

Nesta quinta-feira (12), a Câmara dos Deputados aprovou, em primeiro turno, a PEC da Reforma Eleitoral (Proposta de Emenda à Constituição 125/11). O PSOL cumpriu um papel importante durante a votação da nova legislação quando apresentou o destaque que retirou do texto a previsão do sistema “distritão” nas eleições de 2022 para deputados. O destaque do PSOL foi aprovado por 423 votos a 35.

O “distritão” é um apelido para o sistema de eleição majoritário, segundo o qual apenas os mais votados são eleitos. Esse sistema é usado na escolha de cargos do Executivo (presidente da República, governador e prefeito) e também para senador.

Nas redes sociais, a deputada Sâmia Bomfim destacou a vitória e disse que a retirada do distritão da reforma política foi um importante passo para quem defende a ocupação da política por mulheres, negritude, LGBTs e trabalhadores.

Caso fosse aprovado, esse sistema seria enorme retrocesso no sistema eleitoral, pois fortaleceria o coronelismo político, impediria a renovação e enfraqueceria a diversidade na política.

A volta das coligações proporcionais foi aprovada sem o voto do PSOL.

Os deputados deixaram para a próxima semana a votação, em segundo turno, da PEC da Reforma Política.

Fonte: Agência Câmara de Notícias