PSOL pede explicações ao ministro Paulo Guedes sobre fila do Bolsa Família

Já passa de 1 milhão o número de famílias que aguardam a liberação do Bolsa Família, mesmo estando aptas para receber o benefício

14 set 2021, 18:41 Tempo de leitura: 1 minuto, 26 segundos
PSOL pede explicações ao ministro Paulo Guedes sobre fila do Bolsa Família

A bancada PSOL na Câmara apresentou um pedido de convocação do ministro da Economia, Paulo Guedes, para explicar a fila de 1,2 um milhão de famílias à espera de concessão dos benefícios do Bolsa Família. Deputados também acionaram a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) para que o Ministério Público investigue o caso, com apoio do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria-Geral da União (CGU).

Dados divulgados pela imprensa revelam que as famílias atendem aos critérios do programa e estão no cadastro único para benefícios sociais do governo, porém não foram incluídas para receber seus direitos validados no Bolsa Família. Além disso, 1,8 milhão de brasileiros esperam aposentadorias ou pensões do INSS. Se aprovado o Requerimento de Convocação, Guedes terá que prestar esclarecimentos aos parlamentares.

A deputada Sâmia Bomfim, em suas redes sociais, publicou “diante da fome e desemprego é inaceitável que o governo retarde tanto o acesso. Guedes deve explicações ao povo brasileiro”.

A bancada também quer que seja apurada responsabilidade de João Roma (ministro da Cidadania) sobre o tema. Os deputados sustentam que há violação dos princípios da moralidade, publicidade e da eficiência, com orientação contrária à Constituição Federal. “Isso justamente em um momento em que 117 milhões de pessoas, mais da metade da população, estão em situação de insegurança alimentar. A fila do Bolsa Família significa inegável retrocesso social, fragilização de direitos fundamentais e flagrante violação aos princípios da dignidade da pessoa humana, que penaliza fortemente os mais pobres”, diz o documento.