PSOL pede que PGR investigue “Wi-fi” que enaltece ações do governo Bolsonaro

Programa ligado ao Ministério das Comunicações exibe vídeos sobre feitos da gestão de Jair Bolsonaro

29 set 2021, 13:35 Tempo de leitura: 1 minuto, 18 segundos
PSOL pede que PGR investigue “Wi-fi” que enaltece ações do governo Bolsonaro

Os parlamentares do PSol na Câmara Federal protocolaram nesta segunda-feira (28/9) um pedido para que a PGR abra uma apuração contra o Ministério das Comunicações e contra Fábio Faria para investigar o Programa Wi-fi Brasil lançado pelo governo que exibe vídeos enaltecendo ações da gestão de Jair Bolsonaro. O líder da oposição, Alessandro Molon, também apresentou pedido semelhante ao Ministério Público.

O programa tem o objetivo de levar internet para lugares com pouco acesso à rede. No entanto, usuários só conseguem ter o acesso liberado após assistirem a um vídeo institucional sobre feitos do governo Bolsonaro.

A Representação cita a matéria do jornal “O Estado de São Paulo, de 27 de setembro, em que se publicou denuncia de que o Governo Federal estava lançando mão do programa Wi-Fi Brasil,

De acordo com a reportagem, o Ministro de Estado das Comunicações Fábio Faria deixa claro o objetivo do Governo de utilizar o programa Wi-Fi Conecta para impor sua versão dos fatos sobre os acontecimentos em curso no país. O conteúdo veiculado enaltece os supostos feitos do Governo Federal sobre o lema “Aqui é o Governo Federal trabalhando por você em todo o Brasil”.

“Conforme podemos depreender do vídeo publicado na rede Youtube, o conteúdo da propaganda veiculada não possui caráter informativo, educativo ou de orientação social. Trata-se de propaganda que clara finalidade eleitoral e que distorce a finalidade do programa Wi-Fi Brasil”, afirma o documento.