Bancada do PSOL denuncia Bolsonaro à ONU por vetar distribuição de absorventes

A pobreza menstrual é uma dura realidade para milhares de pessoas no país

7 out 2021, 17:00 Tempo de leitura: 1 minuto, 5 segundos
Bancada do PSOL denuncia Bolsonaro à ONU por vetar distribuição de absorventes

A bancada do PSOL na Câmara apresentou nesta quinta-feira (7) uma denúncia à Organização das Nações Unidas (ONU) contra o presidente Jair Bolsonaro, que vetou a distribuição de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Na denúncia, os parlamentares destacam que o veto de Bolsonaro é desumano e ultrajante: “A falta de absorventes higiênicos leva garotas a perder aulas e a alternativas precárias e insalubres, que incluem o uso de papelão, sacolas plásticas e até pedaços de pão”, destaca um dos trechos do documento.

Para Sâmia Bomfim, será travada uma batalha na Câmara dos Deputados para que o veto seja derrubado e destacou: “No Brasil, mais de 4 milhões de pessoas usam papel higiênico, jornal e até MIOLO DE PÃO no lugar de absorventes. Combater a pobreza menstrual é urgente. É questão de dignidade. Bolsonaro é inimigo das mulheres e de todo o povo!”

O documento pediu que a ONU divulgue um posicionamento sobre o caso e cobre explicações do governo brasileiro. O documento foi endereçado a três autoridades das Nações Unidas: Michelle Bachelet, alta comissária para os Direitos Humanos; Reem Alsalem, relatora especial em Violência Contra a Mulher; e Tlaleng Mofokeng, relatora especial para o Direito à Saúde.