PSOL pede investigação de Queiroga e Bia Kicis sobre vazamentos de dados de médicos
Dados expostos são de médicos favoráveis a aplicação da vacina em crianças
18 jan 2022, 11:30 Tempo de leitura: 1 minuto, 6 segundosA bancada do PSOL protocolou na última terça-feira (11) uma representação no Ministério Público Federal (MPF) para pedir investigação sobre o envolvimento do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e da deputada federal Bia Kicis (PSL) no vazamento de dados dos médicos pró-vacina.
Após audiência pública realizada em 4 de janeiro para debater a vacinação de crianças contra Covid-19, dados como CPF, telefone e e-mail de três especialistas que participaram do evento foram espalhados em grupos bolsonaristas, a partir de documentos do Ministério da Saúde.
A deputada Sâmia Bomfim disse em suas redes sociais que é inadmissível quando negacionismo e intimidação são usados pelos apoiadores do presidente, e ainda de forma ilegal.
Na audiência, os médicos apresentaram argumentos contundentes em defesa da imunização desse público-alvo – uma postura contrária ao que o presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores vêm defendendo, dentre eles Bia Kicis.
De acordo com a representação, há em curso um amplo e sistemático modelo de disseminação de fake news, vazamentos e ameaças, promovido pelo próprio governo Bolsonaro, que impulsiona seus apoiadores à violência, trazendo graves consequências para a democracia, para a ciência e para a saúde da população brasileira.