Sâmia e bancada do PSOL cobram explicações sobre viagem de Bolsonaro à Hungria e ida de Carluxo à Rússia

Após visita inesperada à Hungria, onde Bolsonaro proferiu um lema fascista, e chamou o premiê Viktor Orban de irmão, a Bancada do PSOL na Câmara enviou um requerimento de informação (RIC) ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) indagando quando e por iniciativa de quem se deliberou pela realização da viagem, bem como seus objetivos. No […]

18 fev 2022, 13:02 Tempo de leitura: 1 minuto, 56 segundos
Sâmia e bancada do PSOL cobram explicações sobre viagem de Bolsonaro à Hungria e ida de Carluxo à Rússia

Após visita inesperada à Hungria, onde Bolsonaro proferiu um lema fascista, e chamou o premiê Viktor Orban de irmão, a Bancada do PSOL na Câmara enviou um requerimento de informação (RIC) ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) indagando quando e por iniciativa de quem se deliberou pela realização da viagem, bem como seus objetivos. No documento os parlamentares perguntam qual a avaliação do MRE sobre a utilização do lema fascista “Deus, Pátria e Família” no discurso de Bolsonaro na Hungria e sobre ele ter mentido em relação ao desmatamento da Amazônia e sua política ambiental durante conferência de imprensa.

“Além de uma perigosa e lamentável manifestação de aproximação ideológica entre governantes autoritários em crescente isolamento internacional, a comitiva brasileira à Hungria configura inaceitável instrumentalização do aparato diplomático brasileiro para interesses eleitorais da extrema-direita no Brasil e no mundo”, ressalta o RIC que traz uma lista de 12 questionamentos a serem respondidos pelo ministério.

Um outro RIC, este encaminhado pelo gabinete da líder do PSOL, Sâmia Bomfim, foi protocolado na tarde de hoje no MRE, solicitando o detalhamento dos custos totais da ida da comitiva brasileira à Rússia, bem como o cronograma de atividades dos membros e a justificativa para a ida do vereador Carlos Bolsonaro. Sâmia cobrou também a avaliação MRE sobre a fala do presidente Bolsonaro na Hungria em que insinua que sua visita a Rússia teria relação com a retirada de tropas das proximidades da Ucrânia.

No RIC, os deputados também perguntam se foram realizadas agendas e/ou diálogos com representantes de aplicativos de comunicação e/ou de envio de mensagens, tais como o Telegram: “Se sim, qual a justificativa, o teor e eventuais acordos e/ou compromissos firmados? O vereador Carlos Bolsonaro participou de qualquer destes espaços? Anexar os documentos pertinentes”, solicitam.

“Consideramos indispensável maiores esclarecimento do Ministério das Relações Exteriores acerca desta missão, tanto em seus aspectos políticos e diplomáticos como também logístico-financeiro, a fim de avaliar sua pertinência, regularidade e repercussões, tendo por referencial o interesse público e a localização do Brasil no contexto internacional”, destaca o documento.