PSOL quer impedir que Bolsonaro receba medalha do mérito indigenista

Sâmia considera absoluto escárnio com os indígenas a concessão dessa honraria para alguém que tanto os desrespeita

17 mar 2022, 12:07 Tempo de leitura: 1 minuto, 3 segundos
PSOL quer impedir que Bolsonaro receba medalha do mérito indigenista

A bancada do PSOL protocolou hoje na Câmara projeto de decreto legislativo para sustar entrega da medalha do mérito indigenista a Jair Bolsonaro, concedida pelo Ministério da Justiça.

“Jair Bolsonaro recebeu a medalha do mérito indigenista a mando de si próprio. Logo ele, que trabalha dia e noite para destroçar as terras e os direitos dos povos indígenas, incentivando garimpeiros e grileiros. Apresentaremos projeto para impedir esse escárnio contra o Brasil”, diz a líder Sâmia Bomfim (SP).

Durante o governo Bolsonaro, o ritmo da destruição causada pelo garimpo ilegal aumentou principalmente em Terras Indígenas e Unidades de Conservação. Dos 11 mil hectares abertos na Amazônia para mineração entre janeiro e setembro de 2021, 73% incidiram dentro de áreas protegidas, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Para a bancada, Bolsonaro representa o contrário: é o mal-estar, é o abandono, é o ataque às comunidades indígenas. O projeto afirma que o presidente da República – mais uma vez, um dos homenageados – tem um histórico de falas preconceituosas e discriminatórias contra os povos originários. “Não merece homenagens, mas o julgamento por crimes contra o meio ambiente e os direitos humanos.”

(Fonte: PSOL na Câmara)