PSOL representa contra Eduardo Bolsonaro no Conselho de Ética da Câmara

Deputada Sâmia Bomfim declarou que é repugnante a forma como a família Bolsonaro trata a história das pessoas que sofreram tortura ou foram assassinadas durante a ditadura

4 abr 2022, 14:19 Tempo de leitura: 1 minuto, 50 segundos
PSOL representa contra Eduardo Bolsonaro no Conselho de Ética da Câmara

Sâmia Bomfim, representando a bancada do PSOL na Câmara, juntamente com a direção do partido, protocolaram uma representação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados pedindo instauração de processo disciplinar, para apurar a prática de conduta atentatória contra o decoro parlamentar. O deputado federal, filho zero três do presidente Jair Bolsonaro, debochou e ironizou a tortura sofrida pela jornalista Miriam Leitão, do jornal O Globo, que, durante a ditadura militar no Brasil, foi presa aos 19 anos. Miriam, que estava grávida à época, foi colocada em uma sala escura com uma cobra.

A postagem de Eduardo Bolsonaro, com amplíssima repercussão nacional e internacional, causou espanto e reação em diversos setores da sociedade, tendo em vista sua contrariedade à Constituição, aos fatos históricos e aos compromissos internacionais assumidos pelo Brasil, em especial aqueles relacionados ao respeito à dignidade da pessoa humana e à democracia.

“A cassação de Eduardo Bolsonaro é imperativa e urgente. Não há nenhuma condição moral e política dele permanecer à frente de qualquer cargo público. Diante desses fatos, é dever fundamental dos poderes constituídos, inclusive o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados, a tomada das providências cabíveis para punir o Representado pelos referidos atentados contra à dignidade da jornalista Miriam Leitão, e à dignidade de todas as mulheres, por ele perpetrados, pelas razões de direito a seguir expostas”, diz um dos trechos da representação.

A líder da bancada do PSOL na Câmara, Sâmia Bomfim, também destacou o desprezo de Eduardo Bolsonaro com a democracia:

“É repugnante a forma como a família Bolsonaro trata a história das pessoas que sofreram tortura ou foram assassinadas durante os duros anos da ditadura no Brasil. A jornalista Miriam Leitão estava grávida quando militares a colocaram numa sala escura junto com uma cobra jiboia para amedrontá-la. Quando Eduardo Bolsonaro faz piada com essa situação, reafirma, mais uma vez, que é um criminoso inimigo da democracia. Acionamos o Conselho Ética da Câmara para que o deputado responda pelos seus atos desumanos”, frisou.

A representação é também assinada pela REDE.