Sâmia apresenta notícia crime contra Bolsonaro por mais uma declaração racista

Presidente fere a Constituição e tratados internacionais de direitos humanos

17 maio 2022, 22:53 Tempo de leitura: 1 minuto, 6 segundos
Sâmia apresenta notícia crime contra Bolsonaro por mais uma declaração racista

A líder do PSOL na Câmara, deputada Sâmia Bomfim, juntamente com os outros membros da Bancada, apresentou no dia 13 de maio uma notícia crime no Supremo Tribunal Federal contra Jair Bolsonaro por ato racista feito ontem durante conversa com simpatizantes no cercadinho do Palácio da Alvorada. Rindo, o presidente perguntou quantas “arrobas” um apoiador negro, que estava presente no momento, pesava. “Conseguiram te levantar, pô? Tu pesa o quê, mais de sete arrobas, não é?”, perguntou Bolsonaro.

“Bolsonaro, em mais um ato racista, voltou a insinuar que pessoas negras são medidas por “arroba”. Esse racista tem que responder criminalmente pelo que faz e fala!”, afirma a líder da bancada, deputada Sâmia Bomfim (SP).

Não é a primeira vez que Bolsonaro usa a expressão “arroba” para ofender pessoas negras. Em abril de 2017, no Rio de Janeiro, ele disse a mesma coisa. A prática de racismo de Bolsonaro é recorrente. “São comportamentos reiterados e permanentes de afronta à Constituição Federal e de ameaça aos direitos humanos por parte do Presidente da República”, destaca a bancada na notícia crime.

O PSOL afirma ainda que nenhum direito constitucional é absoluto, mas que “a liberdade de se expressar não pode se confundir com o discurso de ódio e o incentivo à violência.”