PSOL leva Lira ao Conselho de Ética por abuso de autoridade

O presidente da Câmara dos Deputados chegou a dizer que tiraria à força o deputado Glauber Braga do plenário após ser questionado sobre articulação para votar a privatização da Petrobra

3 jun 2022, 12:04 Tempo de leitura: 2 minutos, 20 segundos
PSOL leva Lira ao Conselho de Ética por abuso de autoridade

O PSOL, juntamente com sua bancada na Câmara, entrou, nesta sexta-feira (3/5) com representação no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara contra o presidente da Casa, Arthur Lira, por abuso das prerrogativas parlamentares:

“Ao silenciar o microfone do Deputado Glauber Braga, impedir sua fala por vários minutos e insuflar a força policial legislativa para retirar o colega parlamentar do plenário, o Deputado Arthur Lira claramente maculou a presidência do colegiado, infringindo o Regimento Interno e, mais especificamente, as atribuições do Presidente”, ressalta um trecho do documento que foi protocolado há pouco.

O debate teve início durante a sessão plenária da última terça-feira (31/5), quando Glauber Braga tentou questionar se Lira não teria vergonha pelo modo sorrateiro como tenta viabilizar a privatização da Petrobras, anunciando uma proposta para que a União deixe de ser acionista majoritária desse patrimônio do povo brasileiro:

“Eu perguntei no microfone se ele não tinha vergonha e aí ele nem deixou completar o raciocínio. Cortou o microfone e a confusão se instalou. Ele disse que pretende que eu não esteja mais lá na próxima legislatura, falou que vai entrar no Conselho de Ética. Aí chegou ao ponto máximo que foi ameaçar me tirar à força porque eu não aceitei ele cortar o microfone. Quando fui interrompido, ia perguntar se ele não tinha vergonha de propor a privatização da Petrobras em pleno ano de 2022, em votação por maioria simples”, disse o deputado do PSOL Glauber Braga.

Ameaçador, Lira chegou a dizer que denunciaria ele mesmo o deputado Glauber ao Conselho de Ética. No entanto, recorreu ao PL, partido de Bolsonaro, para entrar com a representação no dia seguinte.

Hoje, o PSOL resolveu denunciar o presidente da Casa, no mesma Conselho de Ética, por abuso das prerrogativas parlamentares.

“Acionamos o Conselho de Ética por quebra de decoro para que o colegiado apure atitudes antidemocráticas do presidente da Câmara. Arthur Lira excedeu suas prerrogativas ao dizer que iria mandar retirar, ou seja, expulsar do plenário o deputado Glauber Braga, por ele ter discordado do posicionamento do presidente sobre o projeto que pretende privatizar a Petrobras. Lira foi autoritário, tentou calar um parlamentar do PSOL e desrespeitou minha prerrogativa como líder da bancada. Não vamos aceitar”, enfatizou a deputada Sâmia Bomfim, líder do PSOL na Câmara.

“A tentativa de intimidação de Arthur Lira não vai prosperar. Para evitar ser questionado sobre essa absurda articulação de privatização da Petrobras, chegou ao cúmulo de dizer que me tiraria à força do plenário. Isso é um evidente abuso de autoridade e ele tem que ser responsabilizado ”, finalizou Glauber Braga.