PSOL pede impeachment de Augusto Aras

Para líder do partido, Sâmia Bomfim, Aras usa seu cargo na PGR para blindar Bolsonaro

4 ago 2022, 17:01 Tempo de leitura: 1 minuto, 9 segundos
PSOL pede impeachment de Augusto Aras

Fonte: Pedro França/ Agência Senado

O PSOL apresentou nesta quinta-feira (4) um pedido de impeachment do Procurador-Geral da República (PGR), Augusto Aras, pelos sucessivos crimes de responsabilidade cometidos para blindar o presidente Jair Bolsonaro com o arquivamento sistemático de investigações.

A peça é assinada pelo presidente do PSOL, Juliano Medeiros, pelos parlamentares do partido e também por parlamentares da Rede Sustentabilidade. O pedido foi apresentado ao Senado Federal.

Aras cometeu crimes de responsabilidade, de improbidade administrativa e de prevaricação, além de violar artigo da Constituição Federal que trata sobre a função do Ministério Público.

“Aras usa seu cargo na PGR para blindar Bolsonaro. São inúmeros crimes que não são sequer encaminhados para análise. Está claro que ele é um dos maiores responsáveis pela impunidade desse governo e, portanto, pedimos sua saída do cargo”, afirmou a líder da bancada do PSOL na Câmara, Sâmia Bomfim.

Na semana passada, a PGR pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) o arquivamento de cinco investigações contra o atual presidente da República abertas após os trabalhos da CPI da Covid-19 no Senado.

Na última segunda-feira (1), ainda por cima, a vice-procuradora-geral Lindôra Araújo voltou a pedir ao STF o arquivamento do inquérito que investiga se Bolsonaro vazou informações sigilosas de uma apuração da Polícia Federal.