Sâmia Bomfim apresenta projeto que coloca como tortura impedir a realização do aborto legal

O PL 998/23 busca reforçar o direito de interrupção de gravidez de vítimas de estupro e de gestantes que correm risco de vida.

12 mar 2023, 19:29 Tempo de leitura: 2 minutos, 15 segundos
Sâmia Bomfim apresenta projeto que coloca como tortura impedir a realização do aborto legal

Fonte: Cleia Viana / Câmara dos Deputados

Texto originalmente publicado pela Marie Claire, em 10/03/2023

A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) protocolou na Câmara dos Deputados um projeto de lei que quer definir a realização ou tentativa de impedimento ao aborto legal como crime de tortura nos casos de gestações decorrentes de violências sexuais e de risco à vida da pessoa gestante. Por meio do PL nº 998/23, a parlamentar pede alteração da chamada Lei da Tortura (nº 9.455/97) para enquadrar esse tipo de conduta, que prevê pena de dois a oito anos de prisão.

O projeto foi apresentado no último dia 8, Dia Internacional das Mulheres. A proposta quer estender a decisão de 2012 do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre gestação de feto anencéfalo aos outros dois casos em que o aborto é permitido no Brasil. Na ocasião, a Corte definiu que a manutenção de uma gravidez de um feto sem chance de vida extrauterina é submeter a mulher ou pessoa que gesta à tortura física e psicológica.

A Marie Claire, a deputada justifica que o PL é uma resposta às diversas denúncias contra profissionais de saúde, membros da Justiça, familiares ou autoridades públicas que violam de maneira sistêmica o direito ao aborto, principalmente nos casos de vítimas de violência sexual. O projeto também visa garantir o exercício do direito de interromper uma gravidez.

Bomfim reforça que a maioria das vítimas são meninas: “Cerca de 70% dos casos de violência sexual no Brasil são contra menores de idade. Então, a gente está falando de crianças que acabam sendo obrigadas a carregar uma gestação depois de passarem uma situação dessa. É perverso, é cruel, é odioso com a infância e com as mulheres brasileiras”.

No texto da legislação, a parlamentar cita o caso da menina de 11 anos de Santa Catarina, que teve o acesso ao aborto legal negado pela juíza Joana Ribeiro Zimmer em uma audiência, em que ouviu da magistrada se ela “suportaria ficar mais um pouquinho” grávida. A menina engravidou em decorrência de um estupro que sofreu dentro de casa.

Caso o PL seja aprovado, será incluído um inciso na Lei da Tortura que definirá como motivação o constrangimento ou ação que vise, de qualquer maneira, “retardar, dificultar ou impedir a interrupção da gravidez dentro das hipóteses permitidas pelo ordenamento jurídico”. Também será incluído o quesito “gênero” no ponto da lei que trata de uso de violência ou ameaça grave que cause “sofrimento físico ou mental em razão de discriminação racial ou religiosa”.

Leia também no site da revista.