Sâmia pede criação de departamento na PF sobre violência política de gênero

Deputada federal sofreu novas ameaças de morte por ocasião do Dia Internacional da Mulher.

14 mar 2023, 18:19 Tempo de leitura: 1 minuto, 29 segundos
Sâmia pede criação de departamento na PF sobre violência política de gênero

Fonte: Zanone Fraissat/Folhapress

Texto originalmente publicado pela coluna Painel, da Folha de S.Paulo, em 14/03/2023

Após receber novas ameaças de morte com conteúdo misógino, a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) vai pedir ao ministro da Justiça, Flávio Dino, a criação de um departamento na Polícia Federal dedicado ao combate à violência política de gênero.

Ela terá uma reunião nesta quarta-feira (15) com Dino, na qual também pretende tratar das investigações a respeito do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL), que completou cinco anos nesta semana. Os executores do crime ainda não foram julgados, e até hoje não houve conclusão sobre a existência ou não de um mandante.

Além do marco relacionado a Marielle, o Dia Internacional da Mulher também é mencionado nas ameaças.

“A violência política de gênero tem sido cada vez mais corriqueira, mas o Estado tem falhado no acolhimento e encaminhamento das denúncias e na busca por respostas e proteção das vítimas. O governo Bolsonaro não só ignorava como estimulava a prática, pois bolsonaristas praticam violência política de gênero contra adversárias políticas, nas redes sociais e na tribuna”, diz Sâmia.

“Agora, precisamos construir novos marcos e protocolos para lidar com crimes assim e proteger a democracia, o direito à participação política das mulheres, sobretudo negras e LGBTQIA+”, completa.

As novas ameaças recebidas pela deputada têm ela como alvo principal, com uso de xingamentos misóginos, mas também mencionam seu marido, o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), e filho de ambos. Sâmia já fez denúncia à Polícia Civil de São Paulo.

Leia também no site do jornal.