Sâmia Bomfim é a grande vencedora do Prêmio Congresso em Foco 2023
Deputada do PSOL de São Paulo foi escolhida no voto popular como a melhor do Sudeste e também a melhor Brasil; pelo júri especializado, foi eleita a melhor na opinião dos jornalistas
23 set 2023, 22:46 Tempo de leitura: 3 minutos, 11 segundosA deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) foi a grande vencedora da 16ª edição do Prêmio Congresso em Foco, considerada a mais importante cerimônia de reconhecimento à atuação dos parlamentares que se destacaram durante o ano. Em seu segundo mandato, a paulista foi escolhida pelo público, em votação online, como a melhor deputada da região Sudeste e também a melhor do Brasil. Pelo júri técnico, Sâmia foi eleita a melhor deputada na avaliação de jornalistas especializados em cobertura política. O resultado foi anunciado nesta quinta (21).
Servidora da Universidade de São Paulo (USP), graduada em Letras, Sâmia tem 34 anos. Foi vereadora na cidade de São Paulo antes de chegar à Câmara, em 2019. Neste ano, protagonizou momentos de embate na CPI do MST, na qual se destacou como a principal defensora dos movimentos sociais que lutam pela reforma agrária. Ocupando a cadeira titular do PSOL na comissão, a deputada ainda denunciou crimes cometidos pela ala bolsonarista que dominava o colegiado, assim como seus financiadores de campanha. Em contrapartida, enfrentou diversos ataques misóginos que viraram alvo de inquéritos contra Ricardo Salles (PL-SP) e Luciano Zucco (Republicanos-RS) – relator e presidente da CPI, respectivamente – na Procuradoria-Geral da República (PGR).
Sâmia é membro da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), a principal da Câmara, onde também se destacou como uma das poucas vozes contra a PEC 09/2023, que pretende anistiar partidos políticos que fizeram mal uso do dinheiro público e não respeitaram as cotas para mulheres e pessoas negras nas últimas eleições. Ao lado de outras cinco deputadas de esquerda, ela responde a um pedido de cassação no Conselho de Ética, movido pelo partido de Bolsonaro, o PL, por ter protestado no plenário contra a aprovação do Marco Temporal das terras indígenas. Em 2023, pela segunda vez, assumiu uma cadeira na Secretaria de Mulheres, como 3ª coordenadora-adjunta, e tem se consolidado como uma das maiores referências na pauta feminista e na defesa das populações minoritárias, dos trabalhadores, da educação, da infância e juventude e da cultura.
Na votação popular que a elegeu como a melhor deputada do Brasil e do Sudeste, Sâmia recebeu cerca de 67 mil votos. Já o júri de jornalistas contou com 25 profissionais renomados e com longa trajetória de cobertura do Parlamento.
“No final do ano passado, a sociedade brasileira passou por uma prova muito importante, que foi o nosso processo eleitoral, que felizmente derrotou o hoje inelegível e em breve preso, que não merece ser mencionado, e deu a vitória ao presidente Lula”, disse a deputada em seu discurso de agradecimento. “Segue a nossa luta para que não haja anistia para nenhum dos golpistas”, completou. Sâmia afirmou ainda que os três troféus que recebeu são um recado iolência politica de gênero: “O machismo, o racismo, a transfobia são uma realidade na política brasileira, mas nunca sem resposta”.
O sistema de votação do Prêmio Congresso em Foco foi auditado pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APFC), que atestou em documento a lisura do processo. Conforme o regulamento deste ano, puderam concorrer deputados e senadores com pelo menos 60 dias de mandato em 2023; que não respondiam a processos de improbidade administrativa nem a acusações criminais perante o Judiciário; e nem tivessem feito, por meio de atos e declarações, apologia da tortura, da violência ou de outras práticas em flagrante confronto com o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos. A relação dos aptos foi elaborada após exaustivo levantamento realizado em todos os tribunais do país.