Prefeitura de São Bernardo é acionada por mandato de Sâmia contra fechamento de creche

Cerca de 50 famílias serão prejudicadas por mais uma decisão arbitrária da gestão Orlando Morando (PSDB), marcada por ataques à população que mais necessita

6 nov 2023, 15:26 Tempo de leitura: 2 minutos, 24 segundos
Prefeitura de São Bernardo é acionada por mandato de Sâmia contra fechamento de creche

Fonte: Divulgação

O mandato da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) oficiou a Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo para exigir explicações sobre o fechamento da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professora Lóide Ungaretti Torres. Conforme anunciado pela Prefeitura, as atividades da unidade localizada no bairro Divineia serão encerradas a partir de janeiro, prejudicando dezenas de famílias. Na última semana, um grupo de mães protestou na entrada da creche, denunciando mais essa arbitrariedade da gestão Orlando Morando (PSDB), marcada por ataques contra a população que mais necessita de políticas públicas. Um novo ato está convocado para esta quarta (8), na Câmara de Vereadores.

No ofício protocolado com base na Lei de Acesso à Informação (LAI), a assessoria jurídica da parlamentar elenca questionamentos à Secretaria a respeito da decisão sobre o fechamento. Entre eles, se houve previamente algum estudo de impacto à população atendida; para onde os alunos da creche serão remanejados e se a nova unidade conta com corpo docente, funcionários e infraestrutura aptos para absorver o aumento da demanda; se há previsão de oferta de novas vagas em outras unidades; e para onde serão transferidos todos os trabalhadores.

A EMEB Lóide Ungaretti foi inaugurada na década de 1990 e, desde então, estima-se que quase 1,8 mil famílias já foram beneficiadas. Mais do que oferecer educação básica, a escola é estratégica para garantir direitos como alimentação, saúde e segurança a 46 crianças que hoje estão matriculadas. Enquanto isso, a fila de espera para novas inscrições supera o dobro dessa quantidade.

Faz mais de uma década que a Prefeitura de São Bernardo do Campo realizou uma visita técnica à creche com a proposta de elaborar um plano de expansão do prédio e aumento da capacidade do atendimento. O projeto foi aprovado e apresentado aos responsáveis pela administração da escola, porém, até o momento, não houve abertura de licitação para dar início às obras e, tampouco, alguma justificativa para esse descaso foi dada à população.

Segundo a Prefeitura, a proposta agora é transformar o prédio em um anexo de outra escola pública que oferece a partir do ensino fundamental. Os alunos da Lóide Ungaretti serão realocados para outra EMEB com a promessa de transporte para as crianças, mas as famílias dos bairros do Montanhão e Cooperativa, que já dependem desse serviço, reclamam dos atrasos e da precariedade do transporte público escolar na cidade.

O mandato de Sâmia segue acompanhando o caso e colabora com a convocação do novo ato que ocorre nesta quarta (8), a partir das 8h30, na tribuna livre da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo (Praça Samuel Sabatini, 50, Centro).