Sâmia participa do lançamento da pedra fundamental do novo campus Presidente Prudente do IFSP

Deputada destinou parte de suas emendas para apoiar a construção da unidade que tem previsão de ser entregue em dezembro

12 mar 2024, 18:46 Tempo de leitura: 2 minutos, 50 segundos
Sâmia participa do lançamento da pedra fundamental do novo campus Presidente Prudente do IFSP

Fonte: Rafael Giovannini/ASCOM-Sâmia Bomfim

A deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) esteve em Presidente Prudente, na manhã desta segunda (11), para participar do lançamento da pedra fundamental do novo campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Com o apoio da parlamentar por meio da destinação de emendas, em breve, o bairro Parque Imperial contará com um novo polo que agregará 18 áreas pedagógicas, incluindo salas de aula, laboratórios, espaços administrativos e quadra esportiva. A entrega da obra está prevista para dezembro, com capacidade inicial para receber 800 estudantes.

De acordo com o IFSP, a autorização de funcionamento do campus foi concedida em junho de 2022 e a licitação para construção foi homologada no final de 2023. No terreno de 30 mil m², doado pela prefeitura, serão ofertados cursos de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia e Infraestrutura. Os três eixos tecnológicos foram definidos com ampla participação da comunidade local, via realização de audiências e consultas públicas, além de uma análise profunda dos dados socioeconômicos e educacionais da região.

“Quando a gente investe em educação, ciência e tecnologia, o retorno é certeiro e incalculável”, avaliou Sâmia, que completou: “O Instituto Federal é um projeto que dá certo em qualquer cidade porque agrega pesquisa com desenvolvimento regional. Aqui, para Prudente e todo Oeste Paulista, sem dúvida, vai cumprir com esse papel, dando aos jovens a oportunidade de acesso ao melhor ensino possível e produzindo conhecimento para atender as necessidades da região, com geração de empregos e movimentando a economia”.

O reitor do IFSP, Silmário Batista, reforçou o potencial transformador dos Institutos e deu destaque às políticas de permanência que auxiliam os estudantes a concluírem os estudos. “A gente tem sistemas de cotas, bolsas, auxílio alimentação, auxílio transporte, uma série de benefícios que contribuem para que alunos estudantes possam permanecer no campus amparados”, afirmou.

O Ministério da Educação (MEC) autorizou que o campus do Instituto Federal em Presidente Prudente tenha 40 docentes e 26 técnicos administrativos, permitindo ingresso dos 800 alunos assim que as atividades forem iniciadas, com a expectativa de que a oferta de vagas, de cursos regulares e o quadro de funcionários sejam ampliados logo nos primeiros anos. Já estão garantidos R$ 11,5 milhões para a execução da obra, mas um novo aporte deve somar o total de R$ 20 milhões.

Sâmia explicou que a destinação das emendas parlamentares é fundamental para garantir que esses recursos do MEC sejam usados para a construção de novos campi, assim como para a compra de equipamentos e ampliação dos espaços existentes. “O nosso mandato é um dos parceiros da obra e, com o projeto de expansão dos Institutos Federais, a gente vai seguir com esse trabalho. Como prudentina, estou muito feliz em poder participar dessa iniciativa e desse marco na história da cidade”.

Investimento na Saúde

Na sequência, ainda em Prudente, Sâmia Bomfim atendeu ao convite do secretário de Saúde, Breno Casari, e visitou as obras do novo Espaço Saúde, localizado no Jardim Cambuy. A unidade destinada ao atendimento de atenção básica também contará com emendas individuais do mandato da parlamentar para concluir a estruturação.

Rafael Giovannini/ASCOM-Sâmia Bomfim