Gaza: repatriados reúnem-se com governo e Itamaraty fará nova triagem

Nos encontros promovidos pela deputada Sâmia Bomfim, refugiados apontaram que há, pelo menos, 150 pessoas compreendidas como parentes de brasileiros na Palestina

18 mar 2024, 16:01 Tempo de leitura: 1 minuto, 9 segundos
Gaza: repatriados reúnem-se com governo e Itamaraty fará nova triagem

Fonte: Leandro Rodrigues/ASCOM-Sâmia Bomfim

Texto original publicado pelo Blog do Noblat/Metrópoles

Diante da iminente invasão de Rafah, na Faixa de Gaza, pelo exército israelense, o Itamaraty deve fazer uma nova triagem de brasileiros e parentes de brasileiros que ainda continuam na região. Há, pelo menos, 150 pessoas que se enquadram como parentes de brasileiros ou com dupla cidadania na Palestina. É possível que o mapeamento do governo brasileiro também contemple cidadãos presentes na Cisjordânia.

Na última semana, Hasan Rabee, palestino com cidadania brasileira e um dos repatriados pela Itamaraty, esteve nos ministérios da Justiça, Direitos Humanos e de Relações Exteriores. Os encontros foram promovidos pela deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e também contaram com a presença de Faysa Dauod, palestina que preside a ONG Refúgio Brasil.

“A gente buscou nessas articulações junto aos ministérios que se possibilite uma reunião familiar que os inclua. A gente está falando de 150 pessoas em que a metade é de crianças”, disse Sâmia.

O Brasil já repatriou cerca de 1.800 pessoas desde que a guerra entre Israel e Hamas começou, em 7 de outubro. As cinco primeiras missões diplomáticas, com o apoio da Força Aérea Brasileira, levaram apenas cidadãos que estavam em Israel. As outras três repatriaram brasileiros que estavam em Gaza e fizeram a travessia pelo Egito.