Nota Pública Em Defesa Do ASSIBGE Sindicato Nacional e do Papel Histórico do IBGE
Ficamos espantados com a notificação enviada no dia 17/01/2025 ao sindicato nacional de servidores do IBGE para que retirassem a sigla "IBGE" do nome da entidade no prazo de 15 dias. A notificação, enviada e assinada pelo Presidente do IBGE, nos causa indignação por atacar diretamente as atividades do sindicato.
23 jan 2025, 15:52 Tempo de leitura: 1 minuto, 24 segundos
Em dezembro de 2024, com participação significativa dos servidores, realizamos uma audiência pública para discutir as problemática decorrentes da criação da Fundação IBGE+ e como resultado da audiência, encaminhei, pela Comissão de Legislação Participativa da Câmara, uma Moção de Apoio aos servidores do IBGE e um Requerimento de Informações com as dezenas de questões encaminhadas pelos trabalhadores.
Ficamos espantados com a notificação enviada no dia 17/01/2025 ao sindicato nacional de servidores do IBGE para que retirassem a sigla “IBGE” do nome da entidade no prazo de 15 dias. A notificação, enviada e assinada pelo Presidente do IBGE, nos causa indignação por atacar diretamente as atividades do sindicato.
Num contexto de questionamentos em torno da criação da polêmica Fundação IBGE+, a medida extremamente equivocada da Direção do Instituto busca equiparar os problemas da criação da Fundação e a prerrogativa de autonomia e auto-organização dos servidores.
O IBGE tem um papel histórico como o mais importante provedor de dados e informações do Brasil, colaborando para a construção de políticas públicas indispensáveis para a nossa população.
Em tempos de ataques à democracia, a defesa do papel exercido pelo IBGE é um dever irremediável. Como parlamentar comprometida com o Brasil, seguirei em defesa dos trabalhadores que garantem a existência desse nosso fundamental Instituto.
Estou acompanhando a situação e estou agora mesmo oficiando o Presidente do IBGE para que reveja a medida e restabeleça canais de diálogo e respeito com os servidores.
Sâmia Bomfim
Deputada Federal – PSOL-SP