Em visita ao Pimp My Carroça, Sâmia reforça apoio a projeto de capacitação para catadoras

Deputada destinou emendas parlamentares para a iniciativa que tem o objetivo de fomentar novas lideranças socioambientais femininas

26 fev 2025, 20:24 Tempo de leitura: 2 minutos, 25 segundos
Em visita ao Pimp My Carroça, Sâmia reforça apoio a projeto de capacitação para catadoras

No último sábado (22), a deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) esteve na Vila Pirajussara, região do Butantã, para visitar a nova sede do Pimp My Carroça, movimento que há mais de uma década desenvolve projetos voltados à valorização e ao fortalecimento de catadoras e catadores de materiais recicláveis. O encontro fez parte das atividades do projeto “Catadoras Empoderadas”, financiado com recursos de emendas parlamentares destinadas por Sâmia em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego.

A iniciativa promove a capacitação de mulheres catadoras como agentes socioambientais e lideranças comunitárias, abordando temas como direitos humanos, cidadania, racismo ambiental, governança pública, políticas de inclusão e educação ambiental. Para Sâmia, o projeto tem um papel fundamental tanto na luta contra as desigualdades quanto na preservação do meio ambiente. “É um prazer para o nosso mandato contribuir, através da destinação de emendas parlamentares, para o desenvolvimento de projetos como esse, que trazem debates importantes sobre direitos humanos, cidadania e educação ambiental – este último, fundamental no cenário de emergências climáticas em que vivemos”, afirmou.

Durante o encontro, Sâmia conversou com as participantes da formação e acompanhou a palestra de Aline Souza, catadora e estudante de Direito do Distrito Federal, conhecida nacionalmente por ter colocado a faixa presidencial em Lula na posse de 2023. “É importantíssimo o fortalecimento e a valorização das catadoras e dos catadores, que desempenham um papel tão importante nas nossas cidades. Seguiremos apoiando iniciativas para o fortalecimento desses trabalhadores”, reforçou a deputada.

Na ocasião, Sâmia destacou que iniciativas como essa oferecem acesso à formação e ao conhecimento para populações que, historicamente, enfrentam exclusão social e falta de reconhecimento do poder público: “As emendas parlamentares são um instrumento para fomentar e financiar projetos e iniciativas que não estão no centro da preocupação do Estado. Contem conosco nos próximos anos, para seguirem desenvolvendo novos projetos e, além disso, para lutar pelos direitos das trabalhadoras e trabalhadores, pela pauta ambiental e pelo papel das cidades na crise climática”.

Sobre o Pimp My Carroça

Criado há mais de dez anos, o Pimp My Carroça é uma organização sem fins lucrativos que atua na valorização de catadoras e catadores de materiais recicláveis por meio do “artivismo”, da mobilização social e de tecnologias inovadoras. A iniciativa oferece atendimentos gratuitos de saúde e assistência social, promove reformas estruturais nas carroças e busca dar visibilidade ao trabalho desses profissionais, essenciais para a reciclagem e para a economia circular no Brasil.

O projeto “Catadoras Empoderadas”, financiado com recursos da emenda parlamentar de Sâmia, tem como foco a formação de mulheres catadoras, fortalecendo sua autonomia, representatividade e impacto na luta por justiça socioambiental.

Fotos: Levi Munhoz/ASCOM-Sâmia Bomfim