No último sábado (22), a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) participou da aula unificada da Rede Emancipa, movimento social de educação popular que promove cursinhos comunitários e outras iniciativas pedagógicas em diversas regiões do país. O evento, realizado no Galpão Cultural Elza Soares – Armazém do Campo do MST, reuniu centenas de jovens de diferentes territórios periféricos da Região Metropolitana de São Paulo. Com o tema “Defender a Educação e o Planeta! Nosso futuro não está à venda”, a atividade marcou o início do calendário de aulas em 2025.
A deputada participou do bloco “Educação popular e o acesso à Universidade”, ao lado de outros convidados, como a médica de família e coordenadora do Emancipa Saúde, Heloana Marinho, e o influenciador Chavoso da USP. Durante o debate, os participantes abordaram os desafios enfrentados pela juventude periférica para ingressar no ensino superior e a necessidade de fortalecer políticas públicas para ampliar o acesso à educação.
“Vamos juntos batalhar para que mais filhos do povo trabalhador ingressem nas universidades e, mais do que isso, para que a partir daí transformem suas vidas, as de suas famílias, e se organizem para lutar por um mundo sem exploração e sem opressões. Em que educação, moradia, saúde, cultura e lazer não sejam privilégio de poucos, mas direito de todos!”, destacou Sâmia.
Além da discussão sobre o acesso à universidade, o evento teve uma programação cultural e política diversa. O início foi marcado por uma homenagem à vereadora e ativista Marielle Franco, conduzida pela vereadora paulistana Luana Alves (PSOL), militante do Emancipa, e apresentações culturais do bloco Ilú Obá De Min e do Slam Antirracista.
Outro destaque foi a aula sobre emergência climática, com a participação da deputada estadual e ativista ambiental Mônica Seixas (PSOL-SP), do professor da Unicamp Luiz Marques – um dos impulsionadores do manifesto contra a exploração de petróleo na Amazônia – Luana Pommé, dirigente nacional do Movimento Sem Terra. A atividade contou ainda com a presença do dirigente social independentista da Catalunha, Carles Riera.
Fotos: Camila Mai/ ASCOM-Sâmia Bomfim