Deputadas do PSOL vão pedir a Lula que governo rompa relações com Israel

A iniciativa é encabeçada pelas deputadas Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e Sâmia Bomfim (PSOL-SP), que estão recolhendo assinaturas de seus pares

29 maio 2025, 18:45 Tempo de leitura: 1 minuto, 17 segundos
Deputadas do PSOL vão pedir a Lula que governo rompa relações com Israel

Texto publicado pela coluna do Lauro Jardim, no jornal O Globo

Parlamentares estão articulando uma carta por meio da qual pedem a Lula que o governo rompa relações diplomáticas, comerciais e de intercâmbio de material e tecnologias militares com Israel. O documento, ao qual a coluna teve acesso, conclama que o Brasil siga o exemplo de outros países, que já ameaçam cortar relações ou já o fizeram, como a Colômbia.

A iniciativa é encabeçada pelas deputadas Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e Sâmia Bomfim (PSOL-SP), que estão recolhendo assinaturas de seus pares. A carta cita que os ataques militares das forças israelenses em Gaza constituem um “verdadeiro massacre” contra a população palestina, especialmente civis. Afirma ainda que “o genocídio contra o povo palestino tem que ser parado imediatamente” e lembra que o próprio Lula já qualificou dessa forma a campanha de extermínio.

Diz o texto: “O Brasil reconhece o Estado Palestino e trabalha internacionalmente para que tenha seu lugar na Organização das Nações Unidas. É urgente deter o massacre. Não se pode conviver com um Estado Genocida. O Brasil deve romper relações com Israel”.

A elaboração da carta acontece em meio à escalada da tensão em Gaza, com Israel planejando um “ataque sem precedentes” no território, em meio a negociações sobre um cessar-fogo. Nesta semana, Mauro Vieira e representantes de outros 19 países se reuniram na Espanha para pressionar Israel e pedir o fim da ofensiva.

Foto: Creative Commons