Abaixo-assinado promovido por Sâmia contra ‘PEC da Bandidagem’ ultrapassa 500 mil assinaturas em 24 horas
"É um cheque em branco para a impunidade", denuncia deputada que convoca, ainda, um ato na Av. Paulista para domingo (21), às 14h
18 set 2025, 19:18 Tempo de leitura: 1 minuto, 52 segundos
A deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) lançou um abaixo-assinado contra a Proposta de Emenda à Constituição 3/2021, conhecida como PEC da Bandidagem, que atingiu mais de 500 mil assinaturas em apenas 24 horas. A iniciativa ocorre em reação à aprovação da matéria pela Câmara dos Deputados, na noite de terça (16). Se sancionada, a PEC submete investigações e condenações de parlamentares e presidentes de partidos ao crivo do Congresso, com voto secreto, o que, na avaliação da parlamentar, representa “um cheque em branco para a impunidade”.
“É um absurdo que vai blindar parlamentares que tenham cometido crimes graves como assassinato, roubo, pedofilia e violência doméstica. O povo sequer vai poder cobrar ou saber como cada deputado votou em caso de livrarem seus colegas de responder por crimes cometidos”, afirma o texto da petição, que segue mobilizando milhares de apoiadores em todo o país.
Durante os debates em plenário, Sâmia denunciou a PEC como parte de um pacote de retrocessos articulado pela base governista e pelo Centrão, logo após o Supremo Tribunal Federal (STF) condenar Jair Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado. “Essa PEC une corruptos e golpistas. É a institucionalização da impunidade”, disse a deputada em entrevista ao UOL.
A semana foi marcada ainda pela aprovação da urgência da chamada PEC da Anistia, que busca perdoar os crimes de 8 de janeiro. Para Sâmia, a combinação das duas propostas mostra “o Congresso se voltando contra o povo e a democracia”.
Mobilização também nas ruas
Além do abaixo-assinado, Sâmia convocou a população a resistir nas ruas. No próximo domingo (21), atos contra a PEC da Bandidagem e a anistia aos golpistas vão ocupar as principais cidades do Brasil. Em São Paulo, a mobilização será na Avenida Paulista, com concentração em frente ao MASP, a partir das 14h.
“Nossa mobilização será fundamental para cobrar cada senador a votar contra mais esse absurdo que reforça a pecha do Congresso como inimigo do povo”, afirmou a deputada. A petição pode ser assinada em: www.samiabomfim.com.br/pecbandidagemnao/
Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados