Vitória! Câmara de São Paulo aprova criação do Parque do Bixiga
Nossa luta, agora, é para que o prefeito Bruno Covas sancione a lei!
14 fev 2020, 16:59 Tempo de leitura: 1 minuto, 19 segundosA população do Bixiga, bairro situado no centro da capital paulista, conseguiu uma grande vitória: a Câmara de São Paulo aprovou a criação do Parque do Bixiga.
O projeto de lei 805/2017 é de autoria de Sâmia Bomfim, na época em que atuava como vereadora da cidade, e do vereador Gilberto Natalini.
A luta agora é para que o prefeito Bruno Covas sancione a lei. “A ideia é que esse parque seja gerido pela população do Bixiga e se torne um espaço de cultura e lazer da cidade”, diz Sâmia.
Disputa
A luta para construir um parque no Bixiga antiga. O terreno fica ao lado do Teatro Oficina, cuja arquitetura foi feita pela Lina Bo Bardi, e pertence ao Grupo Silvio Santos. Só que o apresentador desejava construir dois prédios no local, o que traria prejuízos à arquitetura do Teatro Oficina, que é tombado pelo patrimônio histórico.
Os atores do Teatro e a população do Bixiga procuraram a equipe da Sâmia para conversar, inicialmente, sobre alguns problemas no bairro. No entanto, quando a ameaça de construção das torres ao lado do teatro se consolidou, a equipe do mandato e a população se uniram para pedir a construção do parque, em vez das torres.
“A população do Bixiga se envolveu durante todo o processo de luta, e defesa do parque. Essa disputa é histórica do Teatro com o Grupo Silvo Santos, mas só com todo o envolvimento da sociedade foi possível pressionar a Câmara. É uma importante vitória!”, completa Sâmia.